História | O Relógio do Juízo Final





Na última quinta-feira (22), o ponteiro do Relógio do Juízo Final foi adiantado em dois minutos e agora faltam três minutos para a meia-noite, ou seja, três minutos para uma catástrofe planetária. 

O Boletim dos Cientistas Atômicos declarou que é "muito alta a possibilidade de que ocorra uma catástrofe planetária se não forem tomadas medidas rapidamente" contra as ameças do aquecimento global e da corrida armamentista nuclear. (via msn)

Richard Somerville apresenta versão atualizada do Relógio do Juízo Final, em 22 de janeiro de 2015

O Relógio do Juízo Final foi criado em 1947 pelo Boletim dos Cientistas Atômicos e funciona como uma analogia para uma iminente catástrofe mundial. Cada minuto adiantado representa que a raça humana está próxima de uma destruição por guerra nuclear.

Quando começou a funcionar, o relógio marcava 7 minutos para a meia-noite e desde então já foi modificado 19 vezes. O momento em que o relógio esteve mais perto da meia-noite foi em 1953 quando marcava 11:58. Neste ano, os Estados Unidos e a União Soviética testavam seus dispositivos termonucleares. A última vez que o relógio sofreu alteração foi no dia 17 de janeiro de 2012 quando houve uma piora devido as mudanças climáticas e a proliferação nuclear, o ponteiro foi adiantado em dois minutos passando a marcar 11:55.

O Relógio do Juízo Final foi um elemento narrativo usado pelo escritor Alan Moore na sua obra-prima, Watchmen, que ambientado no contexto do Guerra Fria, cria em suas páginas o medo e a paranoia do Juízo Final gerado pela corrida armamentista nuclear entre Estados Unidos e a União Soviética.


Comentários

  1. INFORMATIVO!! Proteja-se dos assaltos! Relógios Replicas com qualidade AAA, as melhores lojas de réplicas no Brasil em SP.. Réplicas de Relógios, dicas e promoções exclusivas...vários modelos temático sobre carros e motos das marcas de Réplicas de Relógios Masculinos , Réplicas de Relógios de Luxo.
    Acesse: www.replicasderelogiosfamosos.eco.br.

    ResponderExcluir

Postar um comentário