História vs. Cinema | O Regresso


Os fatos reais por trás do novo sucesso de Hollywood.


"O Regresso" tem se tornado um grandioso filme e um dos melhores entre os indicados ao Oscar 2016. Dirigido por Alejandro González Iñárritu e estrelado por Leonardo DiCaprio, o filme é inspirado na história de Hugh Glass, um desbravador do oeste americano que após ser atacado por um urso e deixado para trás por seus companheiros, Glass parte numa árdua jornada em busca a vingança.


Mas o quanto do que é retratado no filme de verdade aconteceu? O que foi real e o que há de ficção em "O Regresso"? No texto abaixo do site History vs Hollywood você poderá ter algumas respostas.

O verdadeiro Hugh Glass foi um caçador de peles? 

Sim. A verdadeira história de “O Regresso” confirma que este é um dos poucos fatos sobre Hugh Glass que sabemos com certeza. Ele era um desbravador e um caçador de peles. Em 1823, ele se inscreveu para uma expedição apoiada pelo general William Henry Ashley e o Major Andrew Henry, que, juntos, fundaram o Rocky Mountain Fur Company em 1822 (Henry é interpretado por Domhnall Gleeson em "O Regresso"). Ashley havia colocado um anúncio no Missouri Diário & Public Advertiser, em busca de "jovens empreendedores". 


Foi durante esta expedição de captura de peles que Hugh Glass foi atacado por um urso, um evento que transformou a história de Glass em lenda. Como grande parte da lenda é verdadeiramente incerta, a história foi muitas vezes embelezada a cada repetição.

Será que Hugh Glass ordenou aos caçadores para deixarem seus barcos e seguirem para as montanhas após a batalha com os Arikara? 

Não. Após a luta com a tribo de Arikara, os patrocinadores da expedição, William Ashley e Andrew Henry, e não Hugh Glass, ordenaram que os caçadores de peles deixassem seus barcos e fossem a pé ou a cavalo para as montanhas.

Será que Hugh Glass realmente teve uma esposa nativo-americana? 

Pouco se sabe sobre a vida do real de Hugh Glass antes do ataque do urso em 1823. A maioria é conjectura, incluindo seu casamento com uma mulher americana nativa, com quem ele supostamente se apaixonou depois de ter sido capturado e vivido com os Pawnee por vários anos. Como sua lenda cresceu, assim como a sua elaborada história de fundo, que incluiu também ele ter sido sequestrado pelo pirata franco-americano Jean Lafitte, um destino que ele supostamente escapou depois de um par de anos, saltando do navio e nadando até perto do que agora é Galveston, Texas. 

Nós sabemos que Glass era um sertanejo experiente e um caçador habilidoso, mas onde e como ele adquiriu esses talentos é uma incógnita. 

Teria o verdadeiro Hugh Glass sido atacado por um urso? 

Sim, embora não existe nenhum relato de testemunha ocular, A verdadeira história que “O Regresso” revela aconteceu no verão de 1823, cinco meses após Glass se juntar a uma expedição de caça de pele em Dakota do Sul financiada pelo major Andrew Henry e William Henry Ashley. O ataque ocorreu perto das margens do Grande Rio quando Glass, de forma inesperada, foi atacado por um urso e seus dois filhotes. O urso mãe rasgou o couro cabeludo, perfurou a garganta, quebrou a perna, e deixou-o com vários cortes. Seus companheiros caçadores ouviram seus gritos e correram para ajudar, usando mais do que uma bala para parar o urso.


Será que Hugh Glass deixou para trás algum documento sobre o ataque de urso? 

Não, pelo menos, nenhum foi encontrada. Nós sabemos que Hugh Glass era alfabetizado através de uma carta que ele escreveu para os pais do colega caçador de peles John Gardner, que foi morto em 1823 durante o encontro com a hostil tribo Arikara. Os papéis de alguns dos seus chefes documentam-no como sendo um funcionário difícil de controlar. No entanto, ele deixou pouco para trás que pudesse documentar com precisão a sua vida, e nenhuma testemunha ocular direto do ataque de urso existe. 

A história do ataque apareceu publicamente pela primeira vez em um 1825 no Philadelphia literary journal, escrito por um advogado local em busca do sucesso literário. Espalhou-se nos Estados Unidos em jornais e outros periódicos, tornando-se rapidamente uma lenda de fronteira. A história de Glass se tornou tema de um poema em 1915, "The Song of Hugh Glass", por John Neihardt e pelo menos uma meia dúzia de livros. O ator irlandês Richard Harris retrata Glass no filme de 1970 “Man in the Wilderness”, também estrelado por John Huston.


Hugh Glass foi realmente deixado para morrer por membros de sua equipe de caça? 

Sim. Acreditando que Hugh Glass tinha recebido ferimentos mortais durante o seu encontro com o urso, os líderes da expedição pagaram dois homens para ficar para trás até Glass morrer. Isso foi feito, a fim de dar-lhe um enterro cristão. Estes homens eram John Fitzgerald e o mais jovem Jim Bridger, retratado no filme por Tom Hardy e Will Poulter. Eles ficaram com Glass por vários dias (o número exato varia). Depois de ver que seu corpo se recusava a morrer, a verdadeira história de “O Regresso” confirma que ele foi colocado em uma cova rasa, recolhido suas armas, e os dois partiram para se juntar à expedição.

Será que a história real aconteceu no inverno? 

Não, pelo menos, não toda ela. Apesar de todo o filme desdobrar-se no inverno, o ataque de urso realmente aconteceu no verão. 

Será que eles realmente mataram o filho de Hugh Glass? 

Não. No filme “O Regresso”, o assassinato do filho mestiço de Glass por John Fitzgerald (Tom Hardy) leva-o a embarcar em uma jornada de vingança. Esta parte do filme é pura ficção, como não há nenhuma evidência de que Glass tinha filhos, muito menos um filho que foi morto diante de seus olhos. 

Será que Hugh Glass realmente dormiu em carcaças de animais? 

Antes do lançamento do filme, o ator Leonardo DiCaprio fez manchetes quando ele disse que dormia em uma carcaça de animal e comeu o fígado de bisonte bruto para ajudar a encarnar o personagem. Enquanto dormir em uma carcaça de animal não é uma tática de sobrevivência totalmente incomum, se o real Hugh Glass fez isso ou não, não é conhecido, mas certamente contribui para a lenda (a maioria das versões da história menciona Glass comendo carcaças de animais, o que é mais provável). Outros detalhes mais escandalosos que cercam a jornada de Glass para sobreviver têm aparecido em várias narrativas de sua história. Eles incluem um urso lambendo larvas de feridas e de Glass matando e comendo uma cascavel. O último é certamente possível, mas há pouca dúvida de que o outro é o resultado da lenda de Glass sendo contada por vezes demais. 

Até que ponto ocorreu o rastreamento do verdadeiro Hugh Glass depois de ter sido deixado para morrer? 

Como a lenda em torno Hugh Glass cresceu, assim como a distância das suas seis semanas de duração de rastreamento, saltando de 80 milhas para 100 milhas e para 200 milhas. A maioria das narrativas de sua história abraça a última marcação, sem dúvida, porque ela fica muito melhor nos contos.

Será que o verdadeiro Hugh Glass obteve sua vingança? 

Não. Na pesquisa sobre a história verdadeira de “O Regresso” aprendemos que o que Hugh Glass fez foi pegar John Fitzgerald e Jim Bridger, os homens que o abandonaram, mas perdoou-os em vez de exigir uma vingança violenta. Deve-se notar mais uma vez que na vida real estes homens nunca mataram o filho de Glass, de modo que o perdão teria vindo com mais facilidade. 

O que exatamente é um "revenant"? 

No título original do filme, “The Revenant”, a palavra, em termos mais simples, expressa um espírito morto que volta à vida para aterrorizar a vida. No filme, Hugh Glass (Leonardo DiCaprio) sobrevive ao ataque de urso, rasteja da sepultura rasa onde foi deixado, e metaforicamente volta à vida para aterrorizar aqueles que o traíram, mais tarde, afirmando: "Eu não tenho mais medo de morrer. Já fiz isso. " 

Como foi a vida de Hugh Glass nos anos seguintes ao ataque de urso?

Pouco se sabe sobre últimos anos de Hugh Glass, mas sabemos que ele trabalhava como caçador, na foz do rio Yellowstone, empregado pela Fort Union.

Hugh Glass foi realmente morto por índios? 

Sim. De acordo com uma reportagem do The Milwaukee Journal, um visitante em Fort Union compartilhou uma história sobre a morte de Hugh Glass. "O velho Glass com dois companheiros tinham ido para Fort Cass para caçar ursos em Yellowstone, e como eles foram atravessar o rio no gelo, todos os três foram baleados e escalpelados por um grupo de guerra de 30 Arikaras."

Memorial a Hugh Glass

Essse texto foi traduzido e adaptado do original The Revenant (2015) do site History vs Hollywood.

Comentários

  1. O regresso é das melhores do seu gênero, pessoalmente eu acho que é um filme que nos prende. Esta historia é muito interessante, eu gosto muito deste tipo de roteiro, te mantém no suspense até o final por que tem uma maravilhosa produção, todos os elementos deste filme estão muito bem cuidados. Sou fã de as filmes com Tom Hardy, por que se compromete muito com o personagem, é um dos meus preferidos, por que sempre leva o seu personagem ao nível mais alto da interpretação, adoro os projetos aonde ele participa. Sem dúvida voltaria a ver este filme!

    ResponderExcluir

Postar um comentário