História | 5 grandes mistérios sobre a Guerra das Rosas


Confira 5 mistérios comentados sobre a Guera das Rosas, conflito real que inspirou Game of Thrones.

Um dos períodos mais conflitantes da monarquia britânica e a inspiração para o popular Game of Thrones ainda está envolto de muitas perguntas. A Guerra das Rosas, a disputa pelo trono inglês entre duas casas dinásticas, tem 5 mistérios comentados por Dan Jones, apresentador e escritor, no texto que você confere abaixo: 

1.O que de errado aconteceu com Henrique VI? 

Henrique VI foi sem sombra de dúvidas o rei mais incompetente de toda linhagem Plantageneta e sua regra benigna, mas desastrosa, originou uma série de conflitos que hoje conhecemos como Guerra das Rosas. 

A eclosão da crise ocorreu em 1453 quando Henrique parece ter sofrido um quase completo colapso mental. Ele deixou de responder as pessoas; não reconhecia mais sua esposa nem seu filho recém-nascido; e por vários meses ficou completamente impotente e afastado do mundo. Um contemporâneo disse que o rei estava “golpeado com um frenesi”. 

A comparação óbvia foi feita com o avô de Henrique VI, Carlos VI da França, que tinha sofrido longas crises de loucura atacando seus cortesões, untando-se com seu próprio lixo e gritando que sofria com milhares de agulhas enfiadas em seu corpo. Será a doença de Henrique hereditária? Como ela seria diagnosticada nos dias de hoje? Catatonia? Esquizofrenia? Depressão aguda? Através dos séculos, diagnósticos médicos se mostraram repletos de dificuldades para dizer o que aconteceu com Henrique VI, o que sabemos é que sua debilitante doença teve um efeito terrível sobre si e sobre seu reino. Seus súditos lutaram a principio para salvar o reino, posteriormente passaram a disputar seu controle.

Henrique VI

2.Foram os Tudors realmente Tudors? 

Os grandes sobreviventes da Guerra das Rosas foi uma estranha família meio-galesa, meio-francesa que tomou o sobrenome Tidyr, ou Tudur, ou Tudor. Notoriamente, Henrique Tudor foi quem saiu vitorioso da batalha de Bosworth em 1485 e, como Henrique VII da Inglaterra, estabeleceu a mais famosa dinastia real. Mas as origens desta família são surpreendentemente nebulosas. 

A primeira conexão com a coroa inglesa veio através da avó de Henrique VII, Catherine de Valois, viúva de Henrique V, mãe de Henrique VI. Como rainha viúva, Catherine causou uma grande celeuma ao ter casado, secretamente, com Owen Tudor, seu humilde servo. Uma abundancia de boatos românticos rondaram o casal, mas o que importa dizer é que durante o início dos anos 1430, Catherine deu a luz a varias crianças que tiveram o nome Tudor, como o pai de Henrique VII, Edmund Tudor, e outro rapaz, Jasper Tudor. Mas eles eram realmente Tudors? 

Curiosamente, antes de envolver com Owen, houve uma suposição generalizada que Catherine estava tendo um caso com Edmund Beaufort, o futuro duque de Somerset, que morreria na batalha de St Albans em 1455. Esse boato foi levado tão a sério que o Parlamento emitiu um estatuto real que limita o direito das rainhas de se casarem novamente. Tem se especulado que o casamento de Catherine com Henrique Tudor foi um contrato para encobrir sua relação politicamente perigosa com Edmund Beaufort. Nesse caso, é possível que Edmund Tudor não era um Tudor, mas realmente foi dado o sobrenome do seu verdadeiro pai? 

O grande especialista sobre o século 15, Gerald Harriss, fez precisamente esta sugestão em uma nota escrita em 1988: 

“Por sua natureza, as provas de parentesco de Edmund Tudor são menos conclusivas, mas fatos podem ser montados a permitir a possibilidade agradável de que Edmund “Tudor” e Margaret Beaufort (esposa de Edmund Tudor e mãe de Henrique VII) eram primos de primeiro grau e que a casa real “Tudor” partia de fato dos Beauorts em ambos os lados.” 

Henrique VII

3.Quem era a real esposa de Eduardo IV? 

Os livros de história geralmente afirmam que a esposa de Eduardo IV foi Elizabeth Woodville, que por si é um fato delicioso: quando Eduardo se casou com Elizabeth em 1464, ela era de posição humilde, viúva com dois filhos do seu casamento anterior. A decisão de Eduardo em se casar com Elizabeth perturbou seu aliado político mais próximo, o conde de Warwick; causou problemas diplomáticos com mais de um país; e incomodou um numero significativo de outras famílias inglesas nobres. 

Mas nada causou tantos problemas do que a sugestão de que Eduardo IV tinha de fato se casado com outra pessoa. Após a morte do rei em 1483, seu irmão Ricardo, duque de Gloucester, alegou que antes do casamento com Woodville, Eduardo IV tinha prometido se casar com Lady Eleanor Boteler (Talbot), a filha do famoso soldado John Talbot, conde de Shrewsbury. Em 1483, Ricardo argumentou que uma vez que Eduardo tinha prometido se casar com Lady Eleanor, ele não tinha autorização para se casar com Elizabeth Woodville. Ricardo então fez dessa união inválida e seus filhos bastardos. Esta alegação foi a base de Ricardo para usurpar a coroa. Ele mostrou que o jovem filho de Eduardo IV, Eduardo V, era ilegítimo e reclamou o trono para si, como Ricardo III.

Elizabeth Woodville

Mas foi verdade? Convenientemente, em 1483, o caso não podia ser testado, pois Lady Eleanor tinha morrido 15 anos antes. Mas hoje, aqueles que procuram reabilitar a reputação de Ricardo III frequentemente contam com o argumento do “pré-contrato” para defender suas ações. 

4.Será que Ricardo III realmente matou os príncipes na Torre? 

Talvez o maior mistério de todos e certamente a pergunta mais provável para começar uma briga entre um determinado grupo de medievalistas. 

Durante séculos, o nome de Ricardo III foi enegrecido graças a usurpação do trono em 1483 e o posterior desaparecimento dos seus sobrinhos, Eduardo V e Ricardo duque de York – mais conhecidos como “os Príncipes na Torre”. Será que os meninos realmente morreram? Se sim, de quem foi a culpa? Será que Ricardo III os assassinou? Ou será que morreram de causas naturais? Havia outros oficiais no trabalho? Em caso afirmativo, quem? Poderia ser, como uma fonte contemporânea sugere, que o aliado de Ricardo, Henrique Stafford, duque de Buckingham, foi a força motriz por trás da morte dos meninos? Ou havia uma conspiração mais sinistra envolvendo a mãe astuta de Henrique Tudor, Margaret Beaufort? 

Torre de Londres

Para muitos “ricardianos”, a acusação de assassinar os príncipes na Torre é injusta, hedionda e nivelada a um monarca dolorosamente incompreendido... 

5.Perkin Warbeck foi realmente Ricardo IV? 

Um estranho jovem com um nome ainda mais estranho, Perkin Warbeck é geralmente descrito como um "pretendente" ou um "impostor". Quem era ele realmente? 

Costumamos pensar na Guerra das Rosas como tendo terminado em 1485 na batalha de Bosworth. Na verdade, a ameaça de uma guerra dinástica reviveu ao colocar um rei York de volta ao trono inglês assombrando a Inglaterra profundamente nos anos Tudor – bem na década de 1520. 

Um dos momentos mais perigosos foi a década de 1490, quando a ameaça de grupos yorkistas patrocinadas do continente perturbaram seriamente o frágil regime Tudor. Durante vários anos, a figura líder desses grupos era um jovem que alegava ser Ricardo, duque de York – o mais novo dos príncipes na Torre. Se ele fosse coroado, tomaria o trono como Ricardo IV. 

É muito fácil zombar de tudo isso hoje, mas na época, esse suposto Ricardo IV teve apoio sério dos governantes da Irlanda, França, Holanda, Escócia e do Sacro Império Romano, e ele tentou várias invasões marítimas na Inglaterra. 

Eventos vieram à tona em 1497 quando o pseudo-Ricardo finalmente aportou na Inglaterra e se juntou com os rebeldes do oeste do país. Ele foi capturado e levado perante Henrique VII, onde confessor que não era, de fato, Ricardo duque de York, mas o filho de um comerciante francês-flamengo, um encrenqueiro e um fantoche para os inimigos do regime Tudor. 

Primeiramente, Henrique VII foi misericordioso mantendo Warbeck na corte e desfilando ele em público para assegurar às pessoas que não se tratava do verdadeiro Ricardo duque de York. Mas esta situação pacífica não durou muito tempo. Em 1498 Warbeck escapou. Ele foi recapturado e colocado na Torre de Londres. Mas, enquanto esteve lá, foi pego em mais uma conspiração contra a coroa, desta vez em aliança com um outro yorkista, Eduardo conde de Warwick. Mais uma vez a trama foi frustrada e em 1499. Warbeck foi forçado mais uma vez a confessar sua impostura, e foi enforcado em Tyburn. 

No entanto a dúvida permanece. Warbeck era um impostor? Ou foram suas confissões feitas sob coação? As conspirações contra Henrique VII têm mais do que um sopro sobre eles: pode ser que ele realmente era o jovem Ricardo duque de York, enredado em um pesadelo de Henrique VII e forçado a negar seu direito de primogenitura? A maioria dos historiadores diria que não. Mas permanece a possibilidade tentadora o suficiente para considerar...

Perkin Warbeck

FONTE: Esse texto foi traduzido e adaptado do original The 5 greatest mysteries behind the War of Roses de Dan Jones publicado no site History Extra.

Comentários

  1. É muito interessante a história da Guerra das Rosas e as guerras pelo poder travadas entre a família Lancaster e York.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário