História nos Quadrinhos | Mulher-Maravilha: ”Pelo Amor de Uma Rainha”


Aprendendo mitologia grega lendo "Mulher-Maravilha".


As revistas em quadrinhos da Mulher-Maravilha já são por natureza um prato cheio de referências a mitologia grega. Afinal de contas, Diana Prince nada mais é do que uma Amazona, integrante da mitológica nação de guerreiras gregas. Mas hoje iremos tomar como base analítica as referências históricas presentes no enredo de “Pelo Amor de Uma Rainha” publicado aqui no Brasil na revista Universo DC #40 pela Panini Comics.


Escrita por Meredith Finch com artes de Goran Sudzuka e cores de Ive Svorcina, “Pelo Amor de Uma Rainha” é sobre um conto anterior ao nascimento da Mulher-Maravilha. A história é focada em sua mãe, Hipólita, e sua amiga Derinoe. 

Há muitos séculos, enquanto Hipólita ainda era princesa e Themyscira era governada por sua mãe, Alcippe, o rei espartano Cleomenes pede a ajuda das amazonas para derrotaram e temível bruxa Hecate. Porém tudo fazia parte de um engodo dos espartanos para capturarem a Fonte da Juventude. A traição espartana teve como resultado a morte de Alcippe e as amazonas prometendo que nunca mais um homem pisaria na sua ilha. 


"Pelo Amor de Uma Rainha" é uma narrativa bem curta, mas com objetivo de criar um passado para Derione justificando suas ações no futuro. Vamos agora destacar as referências presentes nesta história: 

“Você vai pagar caro quando eu conseguir pegá-la, Hipólita” – Derinoe. 

A Rainha Hipólita, mãe da Mulher-Maravilha, é uma personagem da mitologia grega. Rainha das Amazonas, era filha de Ares com a rainha Otrera. Possuía um cinturão mágico que lhe conferia poder e autoridade sobre as Amazonas. Tal cinturão foi o Nono Trabalho de Herácles (Hércules) que deveria obtê-lo. 

“Rainha Alcippe, você está ainda mais bela a cada ano que passa” – embaixador Charax. 

Alcippe também é nome de uma personagem da mitologia grega. Na verdade, um nome atribuído a muitas personagens. Alcippe é como é chamada a filha de Ares e Anglaulus. Também é conhecida como a amazona que resolveu permanecer virgem e morta por Herácles durante um dos seus Trabalhos. Também é denominada como mãe de Daedalus; como uma das Alcyonides; e filha de Oenomaus. 

“Uma bruxa de nome Hecate... hábil na arte da necromancia...” – embaixador Charax. 

Hecate é uma deusa de mitologia grega associada as terras selvagens e ao parto. De fato é associada as bruxas e ao conhecimento da necromancia e feitiçaria. Geralmente é representada segurando duas tochas ou uma chave. 


“... e o rei Cleômenes achou melhor te avisar” – embaixador Charax. 

"Pelo Amor de Uma Rainha" faz referência ao rei espartano Cleômenes, porem três reis com esse mesmo nome reinaram em Esparta. 

Cleômenes I foi rei de Esparta entre 520 a.C. e 491 a.C. Este rei era meio-irmão de Leônidas que o sucedeu. 

Cleômenes II reinou entre 370 a.C. e 309 a.C. 

Cleômenes III foi rei em Esparta por dezesseis anos, entre 235 a.C e 222 a.C. 

“Sabemos que os messênios não ajudaram seus vizinhos espartanos, [...] – Hipólita. 

Os messênios em questão são os moradores de Messênia, cidade-estado localizado na periferia do Peloponeso tendo como capital a cidade de Calamata. 

“Há muito tempo o povo de Cleômenes acredita que há uma fonte da juventude em nossa ilha.” – Hipólita. 

Na mitologia grega, a fonte da juventude é um rio que saía do Monte Olimpo e passava pela Terra. Como o rio vinha do lar dos deuses, suas águas dariam a imortalidade a quem bebessem. 

“Minha mãe sentou no trono de Themyscira durante mil anos [...]” – Hipólita. 

Segundo Heródoto, Themyscira era a capital da nação guerreira das amazonas, no rio Thermodon.

Comentários