História nas Estrelas | 5 fatos históricos sobre viagens espaciais


A viagem da New Horizons rumo a Plutão ganhou destaque nas mídias internacionais. Conheça detalhes de outras viagens espaciais que marcam a história da humanidade.


A viagem do homem à Lua e seu passeio lunar está como um dos fatos mais marcantes da nossa contemporaneidade. Em 2015, o passo histórico do astronauta Edwin "Buzz" Aldrin completou 46 anos. Nesse texto de Jessica Jones direto do site "Historyextra" vamos relembrar (ou descobrir) 5 fatos sobre as viagens espaciais:

1 - Os astronautas da Apollo 11 não tinham seguro de vida

Quando Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin foram à Lua em 1969, nenhum deles possuiam cobertura de seguro de vida apesar da possibilidade de eles não voltarem da missão espacial.

Diante dessa terrível possibilidade, os três astronautas conceberam o plano de fornecer ajuda financeira para suas famílias: os astronautas autografaram várias fotografias deles mesmos para que seus familiares pudessem vender em caso de suas mortes.

"Buzz" Aldrin na Lua em 1969

2 - Sputnik surpreendeu o mundo

Em outubro de 1957, a União Soviética lançou o primeira satélite artificial marcando assim o início da era de exploração espacial. O satélite, denominado de Sputnik, era do tamanho de uma bola de praia e levou 98 minutos para completar com sucesso uma órbita na Terra.

Muitos países foram pegos de surpresa já que não se esperava que os soviéticos lançassem um satélite tão cedo. Os Estados Unidos não lançou seu primeiro satélite até janeiro de 1958.

Sputnik 1

3 - O primeiro cão a orbitar a Terra era um animal de rua

Em novembro de 1957, ou seja, apenas um mês depois do lançamento do Sputnik, os soviético lançaram o primeiro ser vivo ao espaço, a cadela Laika, um animal que vagava pelas ruas de Moscou. Laika foi escolhida para tripular o Sputnik 2.

Infelizmente, a cadela morreu no espaço horas depois do lançamento devido ao superaquecimento.

Laika

4 - As cinzas do descobridor do Plutão agora orbitam o "planeta anão"

O astrônomo americano Clyde Tombaugh fez a descoberta notável de Plutão em 1930. Ele pediu que, após sua morte, suas cinzas fossem enviadas para o espaço.

Tombaugh morreu em 17 de Janeiro de 1997 e suas cinzas foram enviadas no início de 2006 para o espaço a bordo da sonda New Horizons da NASA. Sua cinzas o tornam o primeiro ser humano a ser enviado para fora do sistema solar.

Em um recipiente pequeno ligado à plataforma superior da sonda, que recentemente PASSOU POR Plutão, as cinzas de Tombaugh foram fixadas na nave espacial com uma inscrição que dizia: "Aqui encontra-se os restos mortais do norte-americano Clyde W. Tombaugh, o descobridor de Plutão e da "terceira zona" do Sistema Solar. Filho de Adelle e Muron, marido de Patricia, e pai de Annette e Alden, astrônomo, professor, e amigo: Clyde W. Tombaugh.".

Recipiente com as cinzas de Clyde W. Tombaugh na sonda New Horizons

5 - O número de macacos enviados ao espaço

O primeiro macaco a ser enviado para o espaço foi lançado do Novo México no dia 11 de junho de 1948. Albert I, um macaco rhesus, estava a bordo de um foguete V2 e chegou a uma altitude de 39 milhas durante sua viagem, mas sufocado na sequência de uma avaria técnica.

Um ano depois, outro macaco chamado Albert II foi enviado para o espaço, desta vez atingindo uma altitude de 83 milhas. Apesar de sobreviver ao lançamento, a cápsula de Albert não conseguiu abrir o pára-quedas e ele caiu com o impacto, matando Albert II.

Albert III tomou uma viagem fatal para o espaço em setembro de 1949. Seu foguete V2 explodiu depois de atingir uma altitude de apenas 2,6 milhas. Outro macaco rhesus, Albert IV, lançado da White Sands e chegou a uma altitude de 81 milhas em 1949, mas também foi morto quando o recipiente de recuperação falhou e o foguete pousou.


Esse texto foi traduzido e adaptado do original 5 historical space travel facts de Jessica Hope publicado no site Historyextra.


 _________________________________________________________________________________



História nas Estrelas é a nova coluna do História em Cartaz que tratá textos sobre astronomia e sua relação com os estudos históricos.

Comentários