História | Dinossauros e Dragões




Dragões são um dos seres mais incríveis concebíveis pela imaginação humana, certo? Hum... então quer dizer que dragões nunca existiram? Mas Daenerys é mãe de três dragões, poxa. Calma, antes de ter suas fantasias ruindo,lembre que muitas vezes os mitos são inspirados em fatos reais e os dinossauros podem explicar a “existência” de dragões.

Daenerys e seus dragões, de Game of Thrones

Dinossauros foram criaturas que viveram há 65 milhões de anos. Sabemos da sua existência através dos fósseis desses incríveis animais. Hoje, temos a consciência que se tratavam de seres que popularam todo o planeta e encontraram a extinção. Hoje, se encontramos fosseis de dinossauros logo dizemos: “ei, achei um dinossauro”, mas como ocorria no passado a descoberta dos fosseis desses animais?

Se retrocedermos milhares de anos atrás, alguém que achasse “ossos” de dinossauro não diria “ei, achei um dinossauro”, pois o termo dinosauria foi proposto em 1842, por Richard Owen.

Na Grécia e na China Antiga, por exemplo, fósseis de dinossauros eram descobertos como acontece hoje, mas naquela época associavam esses achados aos monstros mitológicos, como os dragões. Na mitologia grega, Hércules enfrentava dragões assim como esses lagartos cuspidores de fogo tem uma grande importância culturalna China

Assim, quando alguém encontrava osso de dinossauro lá na antiguidade poderia dizer “ei, achei um dragão”.
O mito dos dragões continuou forte durante a Idade Média. Tais seres habitavam em cavernas, rios, lagos ou castelos abandonados. Eram animais inteligentes, falantes e exigiam ouro para satisfação própria (oi, Smaug!)

Smaug, de O Hobbit

Em Portugal, o dragão de São Jorge ainda é chamado de Coca ou Cuca. Quando o mito chegou ao Brasil o dragão virou um jacaré. 

A Cuca, do Sítio do Pica-Pau Amarelo
FONTE: Dossiê Super Interessante: Lendas Medievais. Editora Abril, outubro de 2014.

http://blog-superinteressante.blogspot.com.br/2011/05/dinossauros-ou-dragoes.html

Comentários