História | Dinossauros brasileiros



Os dinossauros viveram a milhões de anos atrás espalhados por todo o planeta e vários fósseis de diferentes espécies de dinossauros foram encontrados no Brasil. Nosso país possui 21 espécies oficialmente reconhecidas, um número pequeno se comparado com a nossa vizinha Argentina, que possui mais de 100 espécies identificadas. Conheça alguns dinossauros encontrados em terras brasileiras:

Staurikosaurus pricei

Essa espécie de dinossauro foi uma das primeiras a serem descritas no Brasil, isso lá em 1970. O estauricossauro possuía porte pequeno, medindo 1 m de altura e 2,5 m de comprimento e viveu no Brasil durante o período Triássico. Era carnívoro e pesava algo em torno de 30 kg. Os fósseis desse animal foram encontrados no Rio Grande do Sul. Seu nome significa “lagarto cruzeiro do sul”.

Estauricossauro

Saturnalia tupiniquim

Este dinossauro que viveu durante o Triássico possuía 70 cm de altura e 2 m de comprimento e pesava 50 Kg. Acredita-se que tenha sido carnívoro e foi encontro na cidade de Santa Maria, RS. Descoberto no período de carnaval, foi descrito em 1999. Como acredita-se que a festa do Carnaval tem sua origem do festival romano em homagem a Saturno, por isso o batismo de “Saturnalia”, enquanto tupiniquim vem do português e guarani.

Saturnalia tupiniquim

Amazonsaurus maranhensis

O amazonssauro pertence a família dos saurópodes e viveu na América do Sul. Fósseis do animal foram descobertos no Maranhão, região Amazônica. O amazonssauro foi descrito em 2003. Tinha 3 m de comprimento e pesava 10 toneladas.

Amazonssauro

Uberabatitan ribeiroi

É o maior dinossauro herbívoro brasileiro encontrado e viveu durante o Cretáceo, há 65 milhões de anos atrás. A espécie foi descrita em 2006 e seus fósseis foram encontrados na região de Uberaba, em Minas Gerais. Pesava cerca de 16 toneladas e tinha de 4 a 6 metros de altura e até 20 m de comprimento.

Uberabatitan

Pycnonemosaurus nevesi

O Pycnonemosaurus viveu na Chapada dos Guimarães, Mato Grosso, durante o Cretáceo, há 70 milhões de anos. Era uma espécie carnívora com 3,5 m de altura e 9 m de comprimento pesando 2 toneladas.

Pycnonemosaurus

Irritator challengeri

Este dinossauro viveu durante o Cretáceo. O nome “irritante” deve-se ao fato da dificuldade de recuperar o único fóssil conhecido da espécie, um crânio de 80 cm, que havia sido vendido ilegalmente. Era uma espécie carnívora que possuía cerca de 3 m de altura e 8 m de comprimento. Pesava 2 toneladas.

Irritator challengeri
Esse texto faz parte da "Semana Especial: Mundo dos Dinossauros" promovida pela página do História em Cartaz no facebook.

FONTE: Para conhecer as outras espécies de dinossauros brasileiros acesse http://noticias.terra.com.br/educacao/dinossauros-do-brasil/

Comentários