#HistóriaNerd | Superman: A gênese de um universo




Defensores contra o crime já existiam bem antes do Superman surgir nas histórias em quadrinhos, mas o que torna o Homem de Aço a pedra angular de toda uma criação foi o uso de conceitos da ficção científica fazendo nascer o gênero moderno dos super-heróis.

Superman estreou na revista Action Comics #1, em junho de 1938, tornando-se um sucesso de vendas. O personagem foi criado pelo roteirista Jerry Siegel e pelo desenhista Joe Shuster, dois amantes da literatura pulp que começaram a trabalhar no seu icônico personagem desde 1933.


Naquele momento, o Superman era diferente de tudo que já tinha sido visto. Muitos outros super-heróis foram criados inspirados no Superman dando origem à Era de Ouro das Histórias em Quadrinhos. Mas qual o contexto histórico em que o Superman nasceu? O mundo precisava de um Superman?

Olhando para aquele momento, poderíamos dizer que sim. Quando Superman é criado por Siegel e Shuster, os Estados Unidos viviam as consequências da Grande Depressão de 1929 que provocou a quebra de bancos, a redução do PIB pela metade, falências e um grande número de desempregados, pessoas que passaram a viver em condições precárias. Um quarto da população dos Estados Unidos estava desempregada em 1933.

Fila de novaiorquinos para receber café e pão em 1930.
A resposta do governo a Crise foi o New Deal (Novo Acordo) proposta pelos democratas e posta em prática pelo presidente Franklin Delano Roosevelt que assumiu o cargo em 1933. O New Deal era um conjunto de medidas para recuperar a economia do país promovendo diversas obras públicas gerando milhões de empregos, interveio na economia gerenciando a produção agropecuária. Roosevelt também exigiu que as empresas estabelecessem cotas de produção e fez o Congresso aprovar Leis Trabalhistas.
Franklin D. Roosevelt

Mesmo estreando em 1938, o Superman vem num momento de muitas incertezas econômicas, apesar da fase mais aguda da Crise já ter passado em 1936. O grande sucesso da revista do super-herói também é devido ao seu baixo custo, já que as pessoas buscavam por passatempos mais baratos.

Superman é fruto de um momento de incertezas que os americanos atravessavam desde a Crise de 1929. Seus superpoderes concretizam os sonhos fantásticos do ser humano num único ser que pelos céus levava a esperança de um futuro melhor. Os tempos de crise pareciam que estavam ficando para trás, no entanto os americanos - e o Superman - tiveram outro desafio pela frente quando os Estados Unidos entrou na Segunda Guerra Mundial.


FONTE: O Salvador da América. Hélène Harter. In: Grande Temas História Viva Edição Especial. nº 52. p 14-19.

O Boom dos Heróis. Roberto Guedes. In: Revista Mundo dos Super-Heróis, nº 63. p. 28-31.

Os efeitos da crise. In: História em documento: imagem e texto, 9º ano / Joelza Ester Domingues Rodrigues - Ed. Renovada - São Paulo: FTD, 2009. p. 102.

Comentários