#HistóriaNerd | O Surgimento das Histórias em Quadrinhos




Se pensarmos em história em quadrinhos (HQ) na sua concepção moderna, foi o artista norte-americano Richard Outcault quem criou a primeira HQ. 

Em 1882, William Randolph Hearts encontrou na imprensa a sua grande paixão. Depois de ter trabalhado na redação dos jornais Boston Globe e New York World, assumiu a direção do San Francisco Examiner. Em 1895, torna-se proprietário do New York Morning Journal. Seu grande rival foi Joseph Pulitzer que em 1878 comprou os jornais St Louis Dispatch e o St Luis Post, fundindo os dois. 

Após vender o St Louis Post-Dispatch, em 1883, Pulitzer comprou o New York World que não estava nada bem. Para alavancar as vendas do jornal, foram usadas técnicas sensacionalistas que influenciaram Hearts. 

Em 1892, quando Hearts introduziu um suplemento com personagens desenhado por James Swinnerton, "Little Bear and Tiger", Pulitzer fez o mesmo e lançou no New York World o “At Circus in Hogan’s Alley”, de Richard Outcault. Em 1895 nascia o Yellow Kid, um garoto careca de camisolão amarelo, onde pouco depois foi desenvolvido a linguagem própria que as HQs possuem até hoje como os balões dentro dos quadros que sequencialmente contavam uma história. 


As tirinhas do Yellow Kid fizeram tanto sucesso que Hearts e Pulitzer disputavam Outcault. Apesar de outros artistas terem desenvolvidos aquilo que poderíamos chamar de a “raiz do HQ, foi somente nas tirinhas de Outcault que a histórias em quadrinhos ganhou sua linguagem características presente nas publicações atuais.

FONTE: Um Golpe de Mestre da Imprensa Americana. Jean-Marc Lainé. In: Grandes Temas, Edição Especial História Viva nº 52. p. 8-13.


Comentários