#HistóriaNerd | Capitão América: Um Herói da Guerra




No dia 2 de agosto de 1934, Adolf Hitler torna-se o Reichsführer da Alemanha e começa a lançar suas garras pela Europa. Uma a uma, as nações livres caem sob o julgo nazista. Quando tempo demoraria para que Hitler chegasse a América? Estariam os americanos seguros deste ditador de bigodes peculiares? Cuidado, Hitler. A América tem um defensor! 

O Capitão América surge no momento em que os Estados Unidos mantinham neutralidade em relação à Segunda Guerra Mundial, mas parte da população está preocupada com o rumo dos conflitos, entre eles o roteirista Joe Simon e o desenhista Jack Kirby. 

Os dois trabalhavam na Timely Comics e diariamente estavam em contato com os desdobramentos da guerra na Europa e do anti-semitismo que assombrava os Estados Unidos. Diferente do país, Simon e Kirby, dois judeus, assumem um lado e criam um personagem capaz de defender a todos, nascia o Capitão América que vestindo a bandeira americana, usava seu escudo para defender a nação do avanço nazista.


Assim como o Superman, o Capitão América é filho da Crise de 1929. O primeiro número da sua revista, Captain America Comics, saiu em março de 1941 e na capa já trazia uma mensagem nada sutil: Hitler é o inimigo! O Capitão América surge socando a face do ditador alemão enquanto policiais da SS tentam matá-lo.

Imagem mostra a base naval americana de Pearl Harbor durante o ataque japonês

No dia 7 de dezembro de 1941, a base naval de Pearl Harbor é atacada por aviões japoneses. Os Estados Unidos entram na Guerra. Nas revistas do Capitão América, os combates contra Hilter se seu braço-direito, o Caveira Vermelha, se estendem para o Pacífico e a Ásia. A capa da revista de abril de 1942 mostra o Capitão socando um oficial japonês muito parecido com o imperador Hirohito. O sentimento antijaponês foi bastante destacado em várias edições do gibi.

Caveira Vermelha

O Capitão América perde sua importância e popularidade com o final da Segunda Guerra Mundial. Cai derrotado nas águas gélidas do Ártico, onde permanece por décadas. Mas em 1960, a América precisa do seu Capitão mais uma vez e o herói que adormeceu na Segunda Guerra Mundial acorda na Guerra Fria.

O ator Chris Evans como Capitão América.

FONTE: Revista Mundo dos Super-Heróis nº 28. Editora Europa. Julho/agosto de 2011. 

Capitão América vai à guerra. Victor Battaggion. In: Revista Grandes Temas História Viva Edição Especial, nº 52. P. 20-25.

Comentários