História | São Valentim e o "Dia dos Namorados"




São Valentim
Em países como os Estados Unidos, o dia 14 de fevereiro é o tão famoso "Valentine's Day" (Dia de São Valentim). Neste dia é comemorado o "Dia dos Namorados" em homenagem a São Valentim.

São Valentim foi um bispo da Igreja Católica no tempo em que o Império Romano estava sob o comando de Claudius II. Naquela época, o imperador havia proibido casamentos, pois queria que os jovens que ainda não tinham se casado engrossassem os números do exército. No entanto, Valentim realizava cerimônias secretas de casamento até que a prática foi descoberta e acabou sendo preso.

Enquanto estava na prisão, Valentim recebia muitos bilhetes e cartas de pessoas apaixonadas que diziam acreditar no amor. Entre as várias cartas, Valentim recebeu uma de Artérias, filha do carcereiro, que conseguiu visitar o bispo na sua prisão. Os dois se apaixonaram e Artérias que era cega, recuperou a visão. Valentim foi decapitado no dia 14 de fevereiro de 270.

Convém lembrar que a existência de São Valentim não é de fato confirmada devido a carência de evidências históricas. Existiram  outros santos martirizados em Roma com o mesmo nome e foi somente em 1799 que a Igreja Católica passou a celebrar o dia oficialmente.

No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Em suas pregações, Santo Antônio destacava a importância do amor e do casamento na vida das pessoas.

Santo Antônio

Comentários