Quadrinhos | Vincent - A História de Vincent Van Gogh





Encontra-se disponível nas livrarias e nos sites especializados de todo país Vincent - A História de Vincent Van Gogh, uma edição imperdível sobre a vida de um dos mais famosos mestres da pintura feita através de história em quadrinhos pela holandesa Barbara Stok. A obra foi vencedora do Prêmio Holandês de Melhor Autor de HQ em 2009.


Numa arte simples e recheada de cores, Stok narra a trajetória de Van Gogh desde suas origens na França e retrata o gênio das artes de forma humana em seus momentos mais belos e mais difíceis de sua vida.

Vincent - A História de Vincent Van Gogh é um lançamento da editora L&PM. Confira o press-release da obra:

Vincent van Gogh (1853-1890) e sua mente torturada conceberam uma arte fascinante que transcendeu sua própria história para se tornar um dos mais expressivos e maravilhosos conjuntos de pinturas jamais concebidos. Nesta graphic novel de traços pop originalíssimos, Barbara Stok retrata de forma delicada e luminosa os últimos anos da vida do pintor holandês, passados na França, onde encontrou não apenas seu fim, mas também a natureza e a luz que imortalizou em seus quadros. Em 1888, após uma estadia de dois anos em Paris, Vincent van Gogh muda-se para Arles, no sul da França. A luminosidade, os espaços abertos e as paisagens bucólicas da região, além do próprio contato com a natureza, fornecem ao artista a matéria-prima para aquela que é considerada a fase mais rica e revolucionária de sua arte. Se por um lado o ambiente o enche de contentamento e esperança, por outro agravam-se seu desequilíbrio e sua angústia, piorados ainda pela falta de dinheiro e de perspectivas concretas de futuro e pela culpa de ser um fardo para o irmão, Theo, que o sustentava financeiramente. É esse turbulento e rico período, não apenas crucial para a compreensão do gênio Van Gogh como também emblemático de sua existência, que a artista gráfica Barbara Stok retrata, com um colorido e uma singeleza dignos do gênio holandês. Barbara pinta com todas as cores um Vincent humano, com suas ambiguidades e fraquezas. Incorporando sabiamente trechos de cartas escritas ao irmão Theo e telas do próprio pintor, aborda seu processo criativo, suas ideias sobre pintura e a obcecada convicção em sua própria arte, que sempre o guiou. O resultado é um personagem cativante, repleto de nuances, e que emociona por sua arte e também pela pureza da paixão com que a perseguia. 
Barbara Stok nasceu em 1970 em Groningen, na Holanda. Trabalhou como fotógrafa e jornalista até estrear, em 1998, com o livro de tiras Barbaraal tot op het bot, no qual retratava o próprio cotidiano. Seu traço original, sua narrativa delicada e sua maneira de ampliar pequenos detalhes da existência fizeram sucesso. Vincent é seu oitavo livro, no qual ela trabalhou por três anos, com apoio do Museu Van Gogh, de Amsterdã.

Que os personagens das histórias em quadrinhos, em especial os super-heróis, estejam fazendo um grande sucesso pelo mundo todo não é nenhuma novidade. Assim como não é nenhuma novidade que a mídia dos quadrinhos seja usada para ir além dos personagens com super-poderes. Existem quadrinhos para todos os públicos e todos os gostos e o momento tem sido ideal para que editoras brasileiras invistam cada vez mais no segmento. Que mais e mais obras nesse sentido cheguem ao público brasileiro. Confira abaixo algumas páginas de Vincent:



Comentários