HISTÓRIA | As origens da comemoração do Ano Novo



Antes de tudo, um feliz 2015 para nossos amigos que frequentam e que estão chegando ao História em Cartaz. Que seja um ano de realizações e felicidades. Provavelmente você deve ter ouvido muitos desejos de felicidades e muitas promessas para um novo ano. Talvez você também tenha feito algumas promessas, alias, para bilhões de pessoas nesse planeta, a passagem de um ano para o outro é carregada do significados. 

Para muitos é um renascer, é poder ter a oportunidade de começar novamente (a palavra francesa "réveillon" significa "despertar", "retomar"), por isso nada melhor que receber esta nova chance com festas, certo? Mas de onde veio essa tradicional comemoração? Vamos então olhar nas linhas da história.

A primeira comemoração teria acontecido por volta do ano 2800 a.C. na Babilônia e era chamada de "Festival do ano novo" que coincidia com o equinócio de primavera. Pelo nosso calendário, os babilônicos comemorariam o ano novo no dia 19 de março.

Outros povos como assírios, egípcios, fenícios e persas comemoravam o ano novo no dia 23 de setembro, enquanto os gregos o fazia entre os dias 21 e 22 de dezembro.

Foram os romanos que firmaram um dia no seu calendário para a comemoração da festa. Em, 153 a.C., o ano novo deixaria de ser comemorado no dia 1º de março para ser comemorado no dia 1º de janeiro. A data foi mantida por Júlio César quando em 46 a.C. adotou o calendário juliano.

No século XVI, a Igreja Católica também oficializa o 1º de janeiro como o primeiro dia do ano quando adotou o calendário gregoriano, mesmo com a resistência dos franceses que comoravam o ano novo durante uma semana, entre os dias 25 de março e 1º de abril.

Ainda hoje a data não um consenso. Na China, o ano novo é comemorado entre o fim de janeiro e o início de fevereiro. No Japão, as comemorações acontecem entre 1º e 3 de janeiro. A comunidade judaica, com seu calendário próprio, comemora o ano novo ou "Rosh  Hashaná" durante dois dias do mês  Tishrê que corresponde ao fim de setembro e início de outubro pelo calendário gregoriano. Os islâmicos comemoram a data em maio celebrando o aniversário da "Hégira" (quando Maomé deixou a cidade de Meca e estabeleceu-se em Medina).

Comentários