Saturnália



A Saturnália era um festival romano em honra ao deus Saturno que ao passar dos anos foi sofrendo diversas modificações. Ainda segundo alguns estudiosos, o festival foi absorvido pela comemoração do Natal e também do Carnaval. 

Segundo Dr. Carey Fleiner, da Universidade de Winchester, a Saturnália era o resultado da fusão de três festivais. Os Dias de Saturno – o deus das sementes e do plantio – cujas datas variavam com o decorrer do tempo, mas era realizado originalmente no dia 17 de dezembro. Mais tarde, o 17 de dezembro foi entregue a Opalia, esposa de saturno e deusa da abundância e dos frutos da terra. Também se somou mais um dia de festa em comemoração ao dia mais curto, a Brumália que coincidia com o solstício em 21 ou 22 de dezembro. 

Os festivais eram comemorados durante sete dias (de 17 a 23 de dezembro), mas o imperador Augusto encurtou para apenas três dias para evitar prejuízos nas jornadas de trabalho. Com Calígula, a Saturnália passou a ser comemorada em cinco dias e no tempo de Macróbio em quase duas semanas. 

As origens da Saturnália são muito dispersas, acredita-se que esteja relacionada com o final do ano agrário. A troca de presentes durante a Saturnália não era algo característico. O festival era mais sobre a mudança de atitudes, no entanto presentes eram trocados, como velas brancas ou figuras de barro chamados “sigillarie”. 

Porém a Saturnália não era um festival bem visto por todos. Sêneca se queixava da população que saía do controle e Plínio, o Jovem, preferia estudar do que acompanhar seus familiares durante as comemorações. 

As autoridades cristãs também não viam com bons olhos o festival. Até o final do século IV, ainda não havia consenso sobre a data de nascimento de Jesus e isso não era algo de grande importância para os primeiros cristãos que consideravam a Páscoa como a principal data do calendário religioso. Porém, a Igreja englobou as comemorações do dia 25 de dezembro em honra ao nascimento de Jesus, porém não eram mais um dia de festividade. Para se diferenciar das práticas da Saturnália, o Natal era um dia santo e não um feriado. 

Contudo, a Saturnália perdurou por um bom tempo. Ainda no século VIII, as autoridades da igreja se queixavam de pessoas que em Roma ainda celebravam costumes antigos associados à honra do deus Saturno.

Comentários