A Revolução Cubana e o embargo econômico



"Pretendemos criar um novo capítulo nas relações entre os países", assim disse o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao anunciar a retomada das relações diplomáticas com Cuba após mais de 50 anos do embargo feito à ilha. 

A retomada das relações entre os dois países faz de 2014 um ano histórico neste capítulo iniciado ainda durante a Guerra Fria quando o mundo encontrava-se polarizado entre as potências americana (EUA) e soviética (URSS). 

O início do embargo econômico a ilha de Cuba tem sua origem na revolução liderada por Fidel Castro e Ernesto Che Guevara. Como retaliação, o EUA isolou a ilha.

Presidente Barack Obama anunciando a retomada diplomática com Cuba na última quarta-feira (17)


A REVOLUÇÃO CUBANA

No início da década de 1950, Cuba tinha sua economia extremamente dependente dos Estados Unidos. Além de vender seus produtos primários ao vizinho americano, ainda importava quase tudo da terra do Tio Sam. As consequências disso eram bem atenuadas na população que vivia em péssimas condições de higiene e saúde e na miséria. 

Em 1952 a situação não ficou nada boa quando o ex-sargento Fulgêncio Batista tomou o poder através de um golpe de Estado. Batista deixou de lado a Constituição e implantou uma ditadura. As condições sociais só pioravam. 

A reação vem em 1953 quando o advogado Fidel Castro liderou um grupo de 120 pessoas e tentou tomar o poder das mãos de Fulgêncio Batista. No entanto o movimento fracassou e Fidel é preso. Somente em 1955 volta a liberdade quando foi anistiado por Batista.

No México, Fidel conhece o médico argentino Ernesto Che Guevara e juntos organizaram um grupo de 72 homens armados para tomar o governo cubano. Após desembarcarem em Cuba, o grupo refugiou-se nas florestas de Sierra Maestra. Reduzido a 12 sobreviventes, tais homens encontraram refúgio e apoio dos camponeses fazendo o grupo guerrilheiro crescer consideravelmente. Em janeiro de 1959, Fildel Castro consegue a vitória e chega ao poder.

Oito de janeiro de 1959: Fidel Castro discursa para o povo após a vitória conquistada no dia primeiro de janeiro quando Fulgêncio Batista abandonou o país.


As primeiras medidas de Fidel Castro no poder foram distribuir entre os camponeses terras desapropriadas dos grandes latifúndios e nacionalizou grandes empresas, sendo algumas norte-americanas. Ainda implementou o socialismo como forma de governo. 

O EMBARGO ECONÔMICO 

O governo dos Estados Unidos reage rompendo relações diplomáticas com Cuba, mas não apenas isso. Em 1961, o governo americano em uma operação organizada pela CIA tentou infiltrar exilados cubanos contrários a Castro numa invasão a ilha. No entanto a operação fracassa e os invasores são derrotados na baía dos Porcos.

Presidente John F. Kennedy deu a ordem para por em ação a operação fracassada na baía dos Porcos. Ainda também viveu um grande momento de crise com a ilha de Cuba no episódio conhecido como "Crise dos Mísseis".


Em 1962, Cuba é expulsa da OEA (Organização dos Estados Americanos) e os Estados Unidos decreta o bloqueio econômico e financeiro. Apesar das sanções, o governo cubano avançou em diversas áreas principalmente na saúde e na educação. 

UM NOVO CAPÍTULO 

Com o fim do embargo econômico E o retorno das relações diplomáticas entre os dois países, existem a esperança por parte de alguns cubanos que a ilha possa viver um grande momento de prosperidade e desenvolvimento, no entanto nem todos são de acordo que a retomada das relações entre Cuba e Estados Unidos seja de fato benéfica enquanto na ilha ainda vigorar o regime dos irmãos Castro. Seja no território cubano ou norte-americano, as opiniões encontram-se bastante divididas. Somente os próximos anos irão mostrar o que de fato essa reaproximação histórica significa.

Manifestação popular em frente a Casa Branca pedindo pelo fim do embargo a ilha de Cuba

Manifestação contrária as negociações em Miami, Estados Unidos.

Comentários