A origem da maratona das compras de dezembro



Todo ano é a mesma coisa: multidão a se perder de vista, filas e mais filas e Simone cantando “Então é Natal”. As compras de fim de ano mobilizam todo o país, no entanto, essa prática tão presente na nossa vida é bem antiga, mais antiga que o próprio Natal. 

Ir às compras no mês de dezembro remonta ao festival da Saturnália, realizada na Roma Antiga. É o que conta Claire Holleran, conferencista de clássicos e história antiga na Universidade de Exeter, Inglaterra: 

“As compras de Natal, tão populares atualmente, podem ter surgido na Alemanha, mas ir às lojas em dezembro já era uma tradição na Roma Antiga. No final do mês, os romanos celebravam o festival da Saturnália, em homenagem ao deus Saturno, uma época do ano que o poeta Catulo chamava de “os melhores dias”. A toga era deixada de lado em favor de roupas mais confortáveis, passava-se o tempo comendo e bebendo, os escravos tinham sua liberdade, pelo menos temporariamente, e os amigos trocavam presentes. 

Tradicionalmente, os presentes era em forma de sigilla, pequenas figuras de barro. Os comerciantes vendiam presentes em barracas temporárias ou tendas de lona no Campus Martius, o “Campo de Marte”, no centro do que mais tarde se tornaria a região de Rima mais populosa da Idade Média. 

Assim como hoje, as compras de dezembro podem ter colaborado para atmosfera festiva da cidade, com adultos dando dinheiro para as crianças gastarem com guloseimas, por exemplo. Essa tradição permitiu que o imperador Tibério dispensasse as ambições políticas de seu sobrinho Cláudio, dando-lhe dinheiro para gastar no mercado, ao invés de conceder-lhe um cargo.” 

FONTE: HOLLERAN, Claire. “Comprando com os romanos”. Revista BBC History Brasil, nº 4, editora Alto Astral, 2014. P. 22.

Comentários