5 mitos absurdos sobre a Idade Média




Quando falamos sobra a Idade Média há uma grande possibilidade de muitas coisas que aprendemos serem inverdades. Alguns especialistas apontam a ascensão do Humanismo e o movimento renascentista como os culpados da visão preconceituosa que temos sobre o período medieval. Para se ter uma ideia, no início da Era Moderna, a arquitetura gótica é substituída pela arquitetura grega e romana.

Vamos aqui desconstruir alguns mitos absurdos sobre a Idade Média que provavelmente são aceitos como verdades por muita gente. 

NA IDADE MÉDIA, TODO MUNDO CHEIRAVA MAL PRA CARAMBA! 

O MITO: as pessoas não gostavam de tomar banho. Os camponeses eram sujos e fediam como cadáveres e a classe alta tomava banhos uma ou duas vezes por ano. 

A VERDADE: saunas públicas e banheiros eram bastante comuns na Idade Média. Eram locais onde as pessoas refrescavam-se e socializavam-se. A cidade de Bath, na Inglaterra, era um lugar sagrado por causa de suas águas termais. Muita gente procurava a cidade para se aquecer e se limpar. 

A maioria dos bordéis em Londres tinham chuveiros, onde as pessoas eram obrigadas a tomar banho antes de começar a trabalhar. Lavar as mãos antes das refeições já era considerado boas maneiras. 

Enquanto as pessoas ricas podiam desfrutar de suas banheiras com água quente, a classe baixa tomava banhos regulares. 

Cheirar bem era um elemento de santificação enquanto que os maus odores eram associados ao pecado. Segundo alguns especialistas, o mito do fedor nasceu com a Peste Negra, quando os médicos passaram a condenar o banho por abrir os poros da pele e assim deixar as pessoas expostas aos germes ruins.



NA IDADE MÉDIA, TODO MUNDO ACREDITAVA QUE A TERRA ERA PLANA! 

O MITO: todo mundo na Idade Média acreditava que o planeta Terra era plano porque a Igreja Católica assim ensinava. 

A VERDADE: não há nenhum tipo de registro que mostre que a Igreja ensinava que a Terra era plana durante a Idade Média assim como era um fato bastante conhecido que a Terra era uma esfera sendo uma ideia bastante aceita pela maioria dos estudiosos. 

Até os mais pobres sem instrução nenhuma sabiam que a Terra era redonda. Reis utilizavam uma esfera como um símbolo do seu poder terreno que era ostentado em sua mão esquerda enquanto sentavam sem seus tronos. Um simbolismo que não faria sentido alguns se eles acreditassem que a Terra era plana. 

Um exemplo que nos ajuda a entender o porquê desse mito está na figura do romancista Washington Irving. No intuito de contar de forma mais heróica possível o descobrimento do Novo Mundo por Cristóvão Colombo, Irving, em 1827, escreveu um romance sobre o navegador onde mostra que durante a Idade Média, a Igreja Católica pregava que a Terra era plana. 

Rainha Elizabeth I (detalhe do orbe na mão esquerda)


NA IDADE MÉDIA, MILHARES DE PESSOAS FORAM DECAPITADAS E QUEIMADAS EM FOGUEIRAS 

O MITO: durante a Idade Média, a igreja queimou milhares de mulheres por serem “bruxas” assim como as decapitações eram a forma mais comum de lidar com os criminosos. 

A VERDADE: a “caça às bruxas” não aconteceu durante a Idade Média. A mania teve seu auge durante os séculos 16 e 17, ou seja, no início da Era Moderna. Entre os séculos 5 e 15, a igreja pregava contra a existência de bruxas e repreendia quem acreditava nelas. A igreja começa sua “caça as bruxas” ao fim da Peste Negra e mesmo assim, as bruxas eram geralmente penduradas e não queimadas. A queima ficava reservada aos casos mais populares.

As decapitações serão tão comuns durante a Revolução Francesa. Na Idade Média, a decapitação será reservada aos piores criminosos possíveis.



NA IDADE MÉDIA, OS CAVALEIROS ERAM TODOS HOMENS HONRADOS

O MITO: os cavaleiros eram guerreiros valentes e corteses que ajudavam os fracos e os oprimidos.

A VERDADE: desculpa Dom Quixote, mas não era bem assim. A maioria dos cavaleiros eram homens jovens com elevados níveis de testosterona e quando não lutavam em grandes batalhas, eles estavam causando o caos para as populações locais.

No final do século 11, os senhores feudais usavam os cavaleiros para lutar por terra, o que provocou o extermínio de aldeias inteiras. Quando a igreja se cansou desses conflitos, comandou a Primeira Cruzada e conduziu os cavaleiros para o Oriente Médio, onde os nobres homens massacraram a população de Jerusalém.



NA IDADE MÉDIA, AS MULHERES USAVAM CINTOS DE CASTIDADE 

O MITO: quando partiam para a guerra, os cavaleiros colocavam cintos de castidade em suas esposas. 

A VERDADE: isso tudo não passa de um mito vitoriano que pretendia “romantizar” a noção de cavalheirismo. Na verdade, o cinto de castidade não é nem uma invenção medieval, pois tais cintos só começaram a ser produzidos na primeira metade do século 19.



Esse texto foi traduzido e adaptado do original Five Absurd Myths About the Middle Ages

Comentários