Pompeia | Das cinzas do Vesúvio, um novo mundo é descoberto.


Desde 21 de fevereiro nos cinemas brasileiros, estreou o filme Pompeia, produção do diretor Paul W. S. Anderson, o filme mostra o conflito do escravo Milo para salvar a mulher que ama dias antes da erupção do vulcão Vesúvio. Falar de Pompeia e também falar de um dos sítios arqueológicos mais fantásticos descobertos pelo homem, pois desde sua descoberta no século XVI muito tem se aprendido sobre o Império Romano a época em que Pompeia foi soterrada pelas cinzas do vulcão Vesúvio. 

Cena do filme "Pompeia"

Pompeia era uma cidade do Império Romano localizada a 22 km da cidade de Nápoles, na Itália. A cidade foi fundada pelos oscos, um povo da Itália central, por volta de VI e VII a.C. Durante sua história, Pompeia foi capturada por diversos povos como os etruscos, os sâmnios e os romanos. 

A relação entre Roma e Pompeia pendia entre extremos. Durante a Segunda Guerra Púnica (218-201 a.C.) a cidade permaneceu fiel a Roma, mas em 89 a.C., Pompeia foi dominada pelo general romano Silas, por fazer parte de uma aliança de cidades da Campânia contra Roma. 

Por volta do século I a.C., Pompeia tinha aproximadamente 20.000 habitantes que já estavam acostumados aos tremores de terra de pequenas intensidades já que a cidade localizava-se no entorno do vulcão Vesúvio. No ano 62, um terremoto teria provocado danos a Pompeia e as cidades vizinhas de Herculano e Nucéria. Parte da população deixou Pompeia após o terremoto. 

No ano 79, o Vesúvio entra em erupção e destrói Pompeia que é coberta por pedras incandescentes, poeira, lava vulcânica e fumaça tóxica. Durante 6 horas o Vesúvio permaneceu em erupção. 

Pompeia começou a ser redescoberta em 1599, quando muros antigos cobertos de pinturas foram desenterrados. Em 1890, Giuseppe Fiorelli assume o comando das escavações em Pompeia e foi quem percebeu que os espaços vagos nas camadas de cinzas continham restos humanos. 

 Fiorelli desenvolveu uma técnica de injetar gesso nesses espaços recriando perfeitamente formas humanas. A técnica de Fiorelli resultou numa série de formas extremamente fieis dos habitantes de Pompéia que não conseguiram escapar da erupção do Vesúvio. Algumas figuras expressam de forma bem visível o terror do momento. 


Os artefatos e os afrescos descobertos pelos arqueólogos revelam aspectos importantes de uma cidade típica do Império Romano. As escavações em Pompeia fizeram surgir um dos sítios arqueológicos mais extraordinários já descobertos. Pompeia é considerada patrimônio mundial pela UNESCO e recebe anualmente 2.500.000 de visitantes por anos.

Comentários