História na TV


Não é de hoje que nossa telinha é invadida por produções inspiradas em fatos históricos. Séries e minisséries do gênero “histórico” são presenças marcantes tanto na TV internacional quanto na nacional. Seja pelo charme ou pelas tramas de intrigas pelo poder é importante destacar que geralmente esses programas são sucesso de público. Mas o que vemos são reproduções fidedignas dos fatos históricos? 

Não! Assim como no cinema, na TV o gênero “histórico” é um produto de entretenimento, onde criadores e produtores encontram nos fatos históricos potencial de desenvolverem séries onde pintam com cores de exagero intrigas pelo poder, sexo e violência, evidentemente tomados pela licença poética. 

Não podemos ser ingênuos e pensar que tais produções têm algum apelo didático em mostrar os fatos como assim ocorreram, pois nem mesmo os historiadores conseguem vislumbrar o quadro geral da história devido uma série de fatores como a carência de fontes históricas para uma determinada época, dessa maneira é nas lacunas dos fatos históricos que a imaginação floresce e por vez ou outra, boas histórias podem ser contadas. 

Geralmente nas séries de TV que abordam fatos ou personagens históricos vários mecanismos de enredo são utilizados para dar dinamismo aos episódios. Por muitas vezes o tempo é fundido quando se retrata décadas ou séculos, em outras situações personagens reais são mesclados a outros ou tem suas trajetórias reescritas tudo para satisfazer ao enredo imaginado pelos criadores e produtores das séries. 

Elenco da série "The Tudors"
Peguemos por exemplo a série “The Tudors”, que em suas quatro temporadas contou a história de Henrique VIII e suas seis esposas. A série foi um grande sucesso, mas também é conhecida por seus erros históricos seja na apresentação dos nomes, dos relacionamentos e das aparências físicas. Na série a princesa Margaret - que é uma fusão das duas irmãs de Henrique VIII, Maria e Margaret Tudor - é prometida ao rei de Portugal que é morto por ela, no entanto o fato é que em 1514, momento em questão, a princesa Maria casou-se com o rei francês Luís XII, mas após três meses de união, o rei morreu. Maria então se casou novamente com Charles Brandon. Enquanto isso em Portugal reinava D. Manuel I, de 45 anos, casado com Maria de Castela (cunhada de Henrique VIII). Em “The Tudors”, o rei português é bastante idoso enquanto que na verdade o rei de Portugal era bastante jovem, João III tinha apenas 20 anos. A série mostra que logo após assassinar o rei de Portugal, Margaret envolveu-se com Charles Brandon. Na realidade, Margaret Tudor se casou com James IV da Escócia e tornou-se avó de Maria, a rainha dos escoceses. 

Se por um lado as séries históricas fazem sangrar os olhos mais especializados com tanta incoerência histórica, por outro lado pode despertar no público mais leigo interesse em história. Por serem produções inspiradas em eventos reais, o espectador pode se sentir tentado pela curiosidade de saber se os fatos apresentados numa determinada série aconteceram ou como aconteceram. As séries acabam transformando-se em portas de entrada pelo gosto em História. 

Acredito que tenha ficado claro que as “séries históricas” são produtos de entretenimento inspirados em personagens ou em eventos históricos e que pouco possuem apego a fidelidade dos fatos. Dessa forma temos a seguir dez indicações de séries ou minisséries “históricas”, cinco já finalizadas e outras cinco em exibição que podem garantir um bom entretenimento e quem sabe despertar seu interesse em História.

Séries ou minisséries finalizadas 

Roma (duas temporadas) 
A série inicia-se em 52 a.C. quando o general romano Júlio César derrota seu inimigo Vercingetórix na batalha de Alésia. Seu êxito desequilibra a batalha pelo poder contra o cônsul de Roma, Pompeu, que representa a luta entre o povo, que apóia César, e os patrícios que apoiam Pompeu. A série trata dessa luta de poderes na qual César, triunfante tenta transformar a República Romana em um Império. Este objetivo, entretanto, somente será conseguido por seu sobrinho-neto, Otávio Augusto, no ano 27 a.C. Para ambientar esta troca histórica, a série se baseia não apenas nos líderes desse período, como César, Pompeu e Otávio, mas também nas vidas dos legionários Lúcio Voreno e Tito Pulo, personagens mencionados no livro V dos Comentários sobre as Guerras Gálicas. Obviamente trata-se de um drama fictício baseado nos fatos históricos relevantes do período.


Os Bórgias (três temporadas completas) 
"Os Bórgias" é um retrato complexo e cru de uma das famílias mais intrigantes da História. Jeremy Irons interpreta Rodrigo Bórgia, o astuto e manipulador patriarca da família, que se move nas mais altas esferas de poder na era do Renascimento. A série começa quando Rodrigo Bórgia se torna papa Alexandre VI. A história acompanha ainda os seus filhos Cesare, Juan e a bela e escandalosa Lucrezia. "Os Bórgias" segue a ascensão da família até se tornar na mais poderosa e influente do Renascimento italiano, vindo mais tarde a inspirar Maquiavel (O Príncipe) e Mário Puzo (O Poderoso Chefão). 


The White Queen (minissérie finalizada com 10 episódios) 
Uma adaptação do romance “The Women of the Cousin’s War”, da escritora Phillippa Gregory, "The White Queen" se passa durante a Guerra das Rosas, quando Yorks, representados por uma rosa branca, e Lancasters, por uma rosa vermelha, lutam durante 30 anos pelo controle da Inglaterra. Uma grande narrativa repleta de amor, perdas, sedução, traição e morte. A história é contada através da perspectiva de três mulheres: Elizabeth Woodville, Margaret Beaufort e Anne Neville.


Band of Brothers (minissérie finalizada com 10 episódios) 
"Band of Brothers" é uma minissérie de televisão que conta a história da Easy Company, integrante da 101ª Divisão Aerotransportada do Exército dos Estados Unidos, na Segunda Guerra Mundial. Co-produzida por Tom Hanks e Steven Spielberg, foi lançada pela HBO em 2001 e continua sendo exibida em diferentes canais de televisão ao redor do mundo. Baseado no livro de mesmo título, da autoria de Stephen E. Ambrose, a série narra a história da Companhia E (Easy Company) do 2º Batalhão do 506º Regimento de Infantaria Pára-quedista da 101ª Divisão Aerotransportada do Exército dos Estados Unidos em sua campanha durante a Segunda Guerra Mundial. Tal Companhia participou da invasão dos exércitos americano e inglês na Normandia no dia 6 de Junho de 1944, o famoso Dia D, além da famosa Operação Market Garden e da Batalha do Bulge.


Anno 1790 
Um drama policial de época produzido na Suécia e conta com 10 episódios. Situada no final do século 18, Johan Gustav Dààdh é um médico que voltou dos campos de batalha, assumindo um cargo na polícia de Estocolmo. Ateu, inspirado pelo Iluminismo e pela Revolução Francesa, ele se torna um republicano, adotando a linha de pensamento empregada por Voltaire: a formação de opiniões com base na lógica e na ciência. Mas sua maneira de ver o mundo não é compartilhada pelos demais colegas de polícia. A única que aceita suas opiniões é Madalena, esposa de Carl Walhstedts, seu oficial superior, com quem não tem liberdade para conversar sem comprometê-la diante do público. O trabalho de Dààdh consiste em investigar casos criminais utilizando seus conhecimentos médicos. Ele tem como assistente o oficial Simon Freund, um conservador com fé inabalável em Deus. Apesar das personalidades opostas, eles precisam encontrar uma forma de superar suas diferenças e solucionar os casos que investigam, mantendo uma relação à lá Watson e Sherlock. A escolha do ano 1790 como período no qual a história é situada tem um motivo. Este foi o ano final da guerra entre Rússia e Suécia, também marca o declínio das ideias iluministas , que seriam substituídas pelo romantismo. Assim, o ambiente proporciona a série a liberdade de apresentar situações que relacionam investigações de crimes com questões da existência humana (ciência ou fé), bem como questões políticas (república ou monarquia) e econômicas, com a desestabilização do país. 


Séries em andamento 

Vikings (primeira temporada completa e a segunda temporada iniciando no dia 28 de fevereiro) 
A série criada por Michael First apresenta a história de Ragnar Lothbrok, um jovem que se considera descendente de Odin. Ragnar é um guerreiro e um fazendeiro casado com Lagertha, uma mulher que fabrica escudos, com quem tem dois filhos pequenos. Visionário e sonhador, Ragnar sonha viver diversas aventuras. Ele acredita que as riquezas desejadas pelo seu povo encontram-se além do mar Báltico. 


Da Vinci’s Demons (primeira temporada completa e a segunda temporada iniciando no dia 22 de março) 
David S. Goyer traz uma história sobre o mito dos anos perdidos de Leonardo Da Vinci. Brilhante e apaixonado, Leonardo Da Vinci tem 25 anos e é um artista, inventor, esgrimista, amante, sonhador e idealista. Como pensador livre, com um talento e intelecto quase super-humanos, ele batalha para conseguir viver para além das limitações da sua própria realidade e tempo. Da Vinci não começa só a prever o futuro, como começa a inventá-lo. 


Black Sails (primeira temporada em andamento) 
Essa aventura de piratas centra-se sobre os contos do Capitão Flint e seus homens e tem lugar 20 anos antes do clássico “A Ilha do Tesouro”, de Robert Louis Stevenson. Ameaçado pela extinção em todo os lados, eles lutam pela sobrevivência da ilha de Nova Providência, o paraíso criminoso mais notório de seu tempo, repleto de piratas, prostitutas, ladrões e caçadores de fortunas; um lugar definido por uma brutalidade impressionante. Capitão Flint inicia uma caçada ao um dos maiores tesouros já imaginados, mas muitos oponentes ficarão no seu caminho: capitães rivais e invejosos e um jovem marinheiro que compromete os planos de Flint. 


The Americans (primeira temporada completa e a segunda temporada iniciando no dia 26 de fevereiro) 
Criado por Joe Weisberg, “The Americans” é um drama de época sobre o casamento complexo de dois espiões da KGB que se apresentam como americanos nos subúrbios de Washington, DC, logo após Ronald Reagan ser eleito presidente. O casamento arranjado de Phillip e Elizabeth Jennings, que tem dois filhos que não sabem nada sobre a identidade verdadeira dos pais, cresce mais apaixonado e verdadeiro, mas é constantemente testado pela escalada da Guerra Fria e os relacionamentos íntimos e perigosos que eles devem manter com uma rede de espiões e informantes sobre o seu controle. Para complicar ainda mais a sua relação, é crescente o sentimento de Phillip de afinidade com os valores da América e seu modo de vida. As tensões aumentam com a chegada de um novo vizinho, Sean, um agente do FBI, trabalhando no balcão de inteligência. 


Isabel (duas temporadas completas e a terceira temporada já foi confirmada) 
“Isabel” é uma série histórica de produção espanhola, dirigida por Jordi Frades. A série é baseada no reinado da Rainha Isabel I de Castela. A primeira temporada narra o período entre 1461 e 1474: A partir do final de sua infância para seu casamento com Fernando II de Aragão e sua chegada difícil para a Coroa .A segunda temporada narra o período entre 1474 e 1492 : a partir de sua coroação para a conquista de Granada e do início da viagem de Cristóvão Colombo. 


Séries para todos os tipos e gostos. O blog História em Cartaz tem o prazer de anunciar mais uma nova empreitada, trata-se do blog História em Série, esse novo espaço seguirá o mesmo procedimento do História em Cartaz, mas com conteúdo exclusivo de séries de TV como reviews, imagens, vídeos e textos. Acompanhe-nos por lá também. Visite o blog: http://historia-em-series.blogspot.com.br/


Comentários