The White Queen


Vamos falar de The White Queen, a nova produção histórica do canal BBC em parceria com o canal norte-americano Starz, que aborda o período conhecido como a Guerra das Duas Rosas ou Guerra das Rosas, disputa entras as dinastias York e Lancaster pelo trono inglês. A série estreou no dia 16 de junho na Inglaterra e terá sua estreia nos Estados Unidos no dia 11 de agosto pelo canal Starz.


The White Queen é uma minissérie de 10 episódios baseados na obra de Phillipa Gregory, "The Cousin’s War". A série é ambientada na Inglaterra do século XV durante o período da Guerra das Rosas, denominada assim em referencia ao símbolo das famílias York, uma rosa branca, e Lancaster, uma rosa vermelha.

Contexto Histórico: A Guerra das Rosas 

O conflito durou entre os anos de 1455 e 1485 e representou um período conturbado para a monarquia inglesa, pois com a morte de Eduardo III (1312-1377), as famílias York e Lancaster disputavam o controle do Conselho Real devido o herdeiro do rei falecido, Henrique VI, ainda não ter a idade mínima para assumir o trono. 

Ao assumir o poder, Henrique VI representou uma fase de dificuldades para a casa Lancaster devido sua instabilidade mental e pela Guerra dos Cem anos. Ricardo de York, pretendente ao trono inglês, esperava a morte do rei, mas quando nasceu o príncipe herdeiro, o Duque de York viu seus planos se diluindo. Ricardo reuniu vários barões e os Yorks exigiriam a demissão de um Lancaster do Conselho Real. 

Henrique VI negou tal pedido e teve como consequência enfrentar Ricardo na batalha de Saint Albans (1455) quando o Duque de York derrotou o rei. No entanto, Margarida de Anjou não aceita a derrota de seu marido e reuniu exércitos, mas perdeu a batalha para o Conde de Warwick. 

Henrique VI é feito prisioneiro pelo Conde de Warwick, no entanto Ricardo de York é executado por traição ao rei quando Margarida de Anjou obtém uma grande vitória da batalha de Wakefield. 

O Conde de Warwick apóia o filho de Ricardo, Eduardo de York, e juntos infligem derrotas ao Lancasters até que em 1461, Eduardo entra em Londres e é aclamado rei com o nome de Eduardo IV. 

A série parte do momento em que Eduardo IV, Duque de York, assume a coroa inglesa após vencer os Lancasters. 

Um conto de fadas 

O primeiro episódio mostra uma espécie de “conto de fadas” ao narrar a relação entre o então empossado rei da Inglaterra, Eduardo IV, com a plebeia, Elizabeth Woodville. O amor entre os dois torna-se tão intenso que Eduardo casa com Elizabeth, mesmo que a principio peça a ela que mantenha o casamento em segredo. 

Elizabeth acredita no amor de Eduardo e é recompensada com o retorno do rei aos seus braços após a Batalha de Towton. No entanto o matrimonio entre Eduardo e Elizabeth não faz parte dos interesses de Lord Warwick, que busca ter mais influencia e poder tendo Eduardo IV no trono inglês, no entanto, ao anunciar o casamento com Elizabeth, dispensando a princesa da França, Eduardo ganha antipatia de Lord Warwick que logo tramará contra o rei. 

Apesar das disputas políticas tendo homens como peças chaves, são as mulheres as protagonistas de “The White Queen”. Começando pela própria protagonista da série, Elizabeth Woodville (Rebecca Ferguson) que vai ao encontro do rei reivindicar a herança deixada por seu falecido marido. Nesse encontro, Eduardo IV (Max Irons) apaixonasse perdidamente por Elizabeth. 

Porém tal união parece estar fadada a tragédia, não apenas pela gritante diferença social, mas pela oposição dos lados na Guerra das Rosas. A família de Elizabeth lutou em defesa dos Lancasters enquanto Eduardo IV é da família York. No momento de desespero vivido pelo Barao Rivers, pai de Elizabeth, por não saber o que fazer com tal situação que a filha o tinha posto, entra em cena outra personagem de grande poder e influencia em “The White Queen”, Lady Rivers (Janet McTeer), mãe de Elizabeth, que vislumbra um futuro promissor se a família passar a apoiar os Yorks, pensando nos casamento que pode arranjar para as suas filhas. 

Outra figura feminina marcante na série é Margaret Beaufort (Amanda Hale), viúva de Edmund Tudor,  que não aceita o fato de Eduardo IV ser o rei inglês sabendo que Henrique VI continua vivo. Margareth fica revoltada ao perceber que Lady Rivers muda sua lealdade para a casa de York e não aceita Elizabeth, uma plebeia, como rainha da Inglaterra. Margaret Beaufort é uma mulher extremamente devota e acredita que Deus irá restaurar o trono ingles à casa de Lancaster e que seu filho, Henrique Tudor, irá tornar-se rei.


Um dos grandes destaques no primeiro episodio da série, é o momento em que Elizabeth, depois de ter sido anunciada como rainha por Eduardo IV, vai conhecer a Duquesa de York, Cecilly Neville, mãe do rei Eduardo. O clima tenso entra as personagens e inflado quando Lady Rivers responde no mesmo tom as ameaças proferidas por Cecilly, que não se mostrou nada contente com o casamento do filho. 

O primeiro episódio de “The White Queen” é empolgante e deve satisfazer aos fãs de series históricas. A trama promete ser recheada de paixão, ganância, disputas pelo poder, traição e tragédia, elementos mais que indispensáveis para programas do gênero. “The White Queen” tem sido uma grata surpresa no conjunto das séries de TV lançadas em 2013.


Comentários