Origem do termo "vandalismo"




O ato de depredar ou destruir o patrimônio público valorizado pela sociedade do ponto de vista de sua importância cultural é definido como “vandalismo”. Esse termo tem sido bastante utilizado pela mídia nacional para classificar a ação de grupos que tem promovido a destruição de patrimônios públicos e privados durante as manifestações populares que tem ocorrido por todo o Brasil. O termo “vandalismo” tem sua origem na antiguidade e no decorrer dos séculos foi usado em momentos marcantes da história da humanidade. 

O termo vandalismo deriva de vândalo, nome de um povo de origem germânica, segundo alguns historiadores, natural da Escandinávia. Os vândalos invadiram o império romano durante o século V e promoveram pilhagens e saques por onde passavam. Para termos uma noção, em 455, em Roma, os vândalos saquearam a cidade por semanas e resistiram uma frota enviada pelo império romano. 

Os vândalos se subdividiam em dois grupos: os Siling e os Hasding. Foram os Hasding que ao migrarem para o sul entraram em confronto com os romanos. Após diversos conflitos instalaram-se na região da Romênia. Em sua marcha pela Europa, os vândalos atingiram o rio Danúbio, o rio Reno e a Península Ibérica. Fugindo do ataque dos hunos, os vândalos refugiaram-se em Cartago, no norte da África. 

Devido aos saques e pilhagens feitos contra o império romano, vândalo acabou tornando-se um sinônimo para saqueador. O termo vandalismo como sinônimo de destruição surgiu no final do século XVIII, em janeiro de 1794, durante o processo da Revolução Francesa, e foi definido pelo bispo constitucional de Blois, Henri Grégori (1750-1831). Em diversos relatórios destinados a Convenção – assembleia formada em sua maioria por jacobinos durante o período do “Terror” – Grégori denunciava a atitude dos integrantes do exército republicano que destruíam bens culturais como monumentos, pinturas, livros que eram associados ao passado de tirania do feudalismo. 

O pintor Gustave Couvert (1819-1877) contribuiu de forma definitiva para a definição de vandalismo como destruição de monumentos. Em 1871, durante a Comuna de Paris, Coubert tentou desmantelar a coluna no Place Vendôme, por ser um símbolo do passado autoritário de Napoleão III. 

Apesar do nome vândalo estar associado a barbárie e destruição desde a antiguidade, convém lembrar que os Vândalos não foram os únicos povos germânicos a invadir e saquear regiões do império romano, dessa forma se não percebermos que tal comportamento era um hábito dos povos antigos poderemos cometer o erro de sermos preconceituosos com o povo vândalo.

Comentários