Nova teoria procura explicar a origem do povo maia



O surgimento da civilização maia ainda é um dos grandes mistérios da arqueologia a ser desvendado pelos pesquisadores. Até então, havia duas principais teorias que explicavam como esta exuberante cultura teria surgido em torno do ano 2.000 a.C. 

A primeira hipótese sugere que os maias teriam se desenvolvido por conta própria nas florestas onde hoje estão o sudoeste do México, Guatemala e Belize. A outra defende que houve uma "cultura-mãe", no caso a Olmeca, um povo que vivia na costa do Golfo do México, que teria como centro principal a cidade de La Venta. Contudo, todas estas teorias podem cair por terra com uma nova análise de estruturas encontradas na cidade maia de Ceibal, na Guatemala. 

De acordo com estudos prévios, os maias começaram a ocupar as planícies do Sul do México entre 1000 e 700 a.C., quando os Olmecas já estavam localizados nas regiões próximas. Por conta disso, os antropólogos acreditavam que eles teriam servido como inspiração aos maias, já que La Venta, por exemplo, tem arquitetura parecida com a Ceibal. 

A questão é que após um exame de datação de carbono de estruturas cerimoniais encontradas na cidade maia, pode-se concluir que elas foram construídas até 200 anos antes de La Venta atingir seu auge, de acordo com o estudo publicado na última semana pela revista Science. 

Por conta disso, os pesquisadores acreditam que, na verdade, os maias devem ter tido uma origem multicultural, pois, além dos olmecas, eles podem ter recebido influências dos povos da região central de Chiapas e do sul do Pacífico. Os pesquisadores acreditam que a partir disso será necessária uma reavaliação do estudo da história dos maias já que sua complexidade ainda está longe de ser decifrada por completo.

FONTE: http://noticias.seuhistory.com

Comentários