Meryl Streep fala sobre a morte de Margaret Thatcher.



Meryl Streep falou sobre morte de Margaret Thatcher, a quem deu vida no cinema em "A Dama de Ferro", em um comunicado enviado à imprensa: "Margaret Thatcher foi uma pioneira, voluntária ou involuntariamente, para o papel das mulheres na política. É difícil imaginar uma parte da nossa história atual que não foi afetada por medidas que ela apresentou no Reino Unido no final do século 20." 

Meryl ganhou o Oscar de Melhor Atriz pelo papel da premiê britânica, que morreu nesta segunda, aos 87 anos, vítima de um acidente vascular cerebral. A atriz também falou em seu comunicado sobre sua política neoliberal, que ainda é elogiada e criticada: "Suas duras medidas fiscais tiveram um efeito sobre os pobres, e suas abordagem liberal à regulação financeira levou a uma grande riqueza para os outros. Há um argumento de que sua inabalável, e quase emocional lealdade à libra esterlina ajudou o Reino Unido durante as tempestades de incerteza monetária europeia." 


A atriz também elogiou Thatcher como pessoa: "Mas para mim ela era uma figura de admiração por sua força e coragem pessoal. Vencer, legitimamente, através das fileiras do sistema político britânico, das classes e da fobia de gênero como era, no tempo em que ela fez e do jeito que ela fez, foi um feito formidável. Vencer, não porque ela herdou a posição como a filha de um grande homem, ou a viúva de um homem importante, mas por força de seu próprio esforço. Por ter resistido ao ódio e ao ridículo, sem precedentes na minha opinião, comparado em nosso tempo a uma figura pública que não era um assassino em massa, e de ter conseguido manter suas convicções ligadas aos ideais fervorosos e idéias - equivocadas ou erradas, como poderíamos vê-los agora - sem corrupção, eu vejo isso como evidência de algum tipo de grandeza, digno para a história resolver. Por ter dado às mulheres e meninas ao redor do mundo razão para suplantar fantasias de ser princesas com um sonho diferente: a opção da vida real de liderar sua nação, o que foi inovador e admirável." 

E concluiu: "Tive a honra de tentar imaginar a sua jornada de vida após o poder, mas tenho apenas uma compreensão do que suas muitas lutas eram, e como ela conseguiu navegar até o outro lado. Eu gostaria de transmitir as minhas condolências respeitosas a sua família e muitos amigos. "

FONTE: Site Ego.

Comentários