Encontrado o primeiro sinal de matéria escura no espaço.



Um excesso de antimatéria foi encontrado em raios cósmicos do espaço, de acordo com informação divulgada por pesquisadores da Estação Espacial Internacional. Trata-se da primeira real evidência de matéria escura, contudo ainda há muita coisa a ser discutida pelos astrônomos sobre o assunto e outras hipóteses precisarão ser descartadas para que essa descoberta seja confirmada. Ou seja, um longo debate está por vir. 

O achado foi apresentado no seminário no CERN e um estudo será publicado no jornal Physical Review Letters. A descoberta, feita pelo Espectrômetro Magnético Alfa (AMS, na sigla em inglês), teve como base a análise de 25 bilhões de eventos, capturados por um ano e meio. Esta é a maior coleção de partículas de antimatéria registrada no espaço. 

A matéria escura é identificada por provocar efeitos gravitacionais sobre a matéria visível, como estrelas e galáxias, porém, ela nunca foi vista pois não reflete a luz. Por conta disso é um dos grandes mistérios da física moderna e responsável por um quarto do Universo, ou 26,8% de sua densidade. 

FONTE: http://noticias.seuhistory.com

Comentários