Thor

FILMES COMO THOR ACABAM DESPERTANDO O INTERESSE PELOS MITOS ORIGINAIS


Há muito tempo os deuses gregos ganharam um novo Olimpo em Hollywood, pois são diversos os filmes que contam os mitos ou se baseiam nas histórias dos deuses e heróis gregos. Uma vez ou outra, surgem filmes que exploram histórias de outras mitologias, mas assim como acontece com os mitos gregos transpostos às telas, tais histórias são apresentadas de forma deturpada ou em outro contexto, porém nada impede por uma busca atrás dos mitos originais.
 
Entre Titãs irados e heróis imortais surge Thor, o deus do trovão, no filme do super-herói da Marvel Comics, Thor (2011). Dirigido por Kenneth Branagh, Thor não é um filme que busca explorar as raízes do personagem mitológico, pois o Thor em questão é um personagem de histórias em quadrinhos, porém baseado no Thor mitológico. O grande mérito de Thor, que será explorado nessa análise do filme, é oferecer os elementos da mitologia nórdica, pois nesse quesito o filme mostra-se bastante rico. 
 
 
Antes de tudo convém lembrar que a mitologia nórdica trata-se dos mitos e lendas dos povos que viviam nas regiões que hoje pertencem à Suécia, Dinamarca, Noruega e a Islândia. Os escritos mitológicos estão registrados em duas coleções denominadas de “Edas”. 
 
Do panteão nórdico, vamos começar falando sobre Odin. Este, assim como seus irmãos Vile e Ve, é um dos criadores dos elementos do universo como o dia e a noite, as estações do ano e responsável por ter dado a vida e a alma aos homens. Foram Odin, Vili e Ve que derrotaram Ymir e das substâncias do gigante derrotado formaram a terra, os mares e o céu. Midgard (também conhecida como Terra Média) foi feita a partir da sobrancelha de Ymir e entregue aos primeiros homens. Odin ocupa uma posição privilegiada no panteão nórdico: do Valhala – átrio de sua morada – o deus, sentado em seu trono, observa o céu e a terra.
 
 
Thor é o deus do trovão e o filho mais velho de Odin. Considerado o mais forte de todos os deuses, Thor ainda possui três objetos de grande poder: um “martelo” que possui a habilidade de retornar automaticamente às suas mãos toda vez que é lançado; um “cinturão da força” que dobra o poder de Thor; e um “par de luvas de ferro” que o deus usa para manejar o martelo. 
 
 
Outro personagem que ganha destaque no filme é o deus da calúnia e das maldades, Loki. Em Thor, Loki descobre que descende dos gigantes de gelo. Essa origem é pertinente aos mitos nórdicos, onde o deus pertencia à raça dos gigantes, mas fora forçado a viver entre os deuses. A grande satisfação de Loki era colocar os outros deuses em situação de risco e dessa forma salvá-los procurando exaltar suas habilidades e inteligência. 
 
Entre diversos personagens mitológicos que aparecem no filme Thor uma figura singular também ganha destaque, Heindall, o vigia dos deuses, que era responsável por evitar que os gigantes atravessassem as fronteiras através da ponte Bifrost (o arco-íris). Heindall possuia habilidade auditiva extraordinária, onde nenhum som agudo lhe escapava podendo escutar até a grama crescer. 
 
 
Outra característica fundamental da mitologia nórdica são os seus Nove Reinos ou regiões. Segundo a mitologia, o corpo do gigante Ymir fez florescer uma grande árvore chamada de Ygdrasil que possuía três raízes das quais se infiltravam por Asgard (morada dos deuses) – uma cidade formada por palácios de ouro e prata e mostrada no filme Thor – por Jotunheim (morada dos gigantes) e em Niffleheim reino do frio). Era em Asgard que se localizava Valhala, um grande salão onde festas eram realizadas para os guerreiros que caíram bravamente na batalha. Além dos três reinos já mencionados havia também Alfheim (morada dos elfos claros), Svartalfheim (morada dos elfos escuros), Nifelhel (mundo subterrâneo), Muspelheim (reino de fogo), Midgard (morada dos homens) e Vanaheim (reino das divindades Vanir).

 
Esses são apenas alguns aspectos da mitologia nórdica que ganham destaque no filme Thor. É evidente que muito possa ser dito, aliás, a mitologia nórdica também é rica em histórias fantásticas assim como a mitologia grega ou egípcia por exemplo. Nesta análise, as principais divindades e os mundos nórdicos são citados, pois são os elementos de maior destaque no filme. Os mitos do passado de tempos em tempos ganham novas formas de divulgação e interpretação, seja em livros, revistas em quadrinhos ou no cinema, o que não podemos é ignorar o potencial de filmes como Thor que desperta o interesse pelos mitos originais e pela história.
 
 
Diretor: Kenneth Branagh, Joss Whedon
Elenco: Natalie Portman, Chris Hemsworth, Anthony Hopkins, Samuel L. Jackson, Kat Dennings, Stellan Skarsgård, Idris Elba, Stuart Townsend, Ray Stevenson, Tom Hiddleston, Rene Russo,Jaimie Alexander.
Produção: Kevin Feige
Roteiro: Ashley Miller, Zack Stentz, Don Payne, J. Michael Straczynski, Mark Protosevich
Fotografia: Haris Zambarloukos
Trilha Sonora: Patrick Doyle
Duração: 114 min.
Ano: 2011
País: EUA
Gênero: Aventura
Cor: Colorido
Distribuidora: Paramount Pictures Brasil
Estúdio: Paramount Pictures / Marvel Entertainment / Marvel Studios
Classificação: 10 anos 
 

Comentários