NOTÍCIA: MAIAS

ARQUEÓLOGOS DESCOBRIRAM NA REGIÃO DE OCOSINGO TEATRO EXCLUSIVO PARA A ELITE MAIA
Um teatro maia de 1200 anos foi descoberto no sítio arqueológico de Plan de Ayutla, na região de Ocosingo, estado mexicano de Chiapas. De acordo com o anúncio dos arqueólogos do Instituto Nacional de Arqueologia e História (Inah) do México, este teatro com capacidade para apenas 120 pessoas está dentro de um palácio, o que pode indicar que o espaço seria de uso exclusivo da elite da sociedade, como os governantes. Em outras cidades maias foram achados palcos similares muito mais amplos e voltados para a população em geral.



Os estudiosos acreditam que as cenas representadas tinham caráter político, mas também abordavam questões religiosas e simbólicas. Também se acredita que ali poderiam ser realizadas cerimônias para humilhar prisioneiros, que tinham as unhas arrancadas e o sangue bebido.


Segundo os pesquisadores, a cidade de Plan de Ayutla abrigou uma dinastia por volta de 800 a 850 d.C.. A região foi ocupada de 150 a.C. a 1.100 d.C. Entre 1.000 e 1.100 d.C. a cidade foi abandonada em um processo que teria sido violento. Os maias dominaram por aproximadamente três milênios grande parte do México e da América Central.



FONTE: seuhistory.com/noticias
fonte das imagens: http://www.inah.gob.mx/index.php/boletines/2-actividades-academicas/6094-encuentran-antiguo-teatro-maya-en-ocosingo

Comentários