11/9

OS DOCUMENTARISTAS JULES E GEDEON NAUDET TESTEMUNHARAM E REGISTRARAM NOVA YORK NO FATÍDICO 11 DE SETEMBRO DE 2001

“Uma extraordinária visão da história, no momento em que ela acontece” – The New York Times


Eis uma pergunta da nossa geração: “o que você estava fazendo na manhã de 11 de setembro de 2001?” Para muitos a resposta será descrita como estar acompanhando pela televisão um acontecimento inimaginável. Se testemunhar os atentados terroristas às Torres Gêmeas do World Trade Center pela televisão horrorizou muitos telespectadores, imagina para as testemunhas in loco, imagina para aqueles que viveram intensamente aquele dia.

O documentário “11/9” de Jules & Gedeon Naudet e James Hanlon é aquilo que nós podemos chamar de testemunho ocular. Na manhã de 11 de setembro de 2001, os irmãos testemunharam, registraram e viveram os ataques a cidade de Nova York quando dois aviões chocaram-se com as Torres Gêmeas do complexo World Trade Center.


Inicialmente, o documentário idealizado pelos irmãos Naudet pretendia registrar o início de carreira de um jovem bombeiro na cidade de Nova York. O documentário focava em mostrar Benatatos, novato na corporação, “transformando-se em homem” passando por todos os rituais de iniciação. Os dias se seguiam e a câmera de Gedeon e Jules registravam a rotina do jovem bombeiro.

Em um desses dias, Jules saiu com uma equipe de bombeiros para inspecionar um suposto vazamento de gás. Há algumas quadras do World Trade Center, a equipe é surpreendida com um barulho ensurdecedor de um avião. Ao levantar a câmera, Jules registra o avião voando numa altura bem baixa até chocar-se com uma das torres do World Trade Center. O registro daquela imagem entraria para a história.


A manhã de 11 de setembro de 2001 fugia da rotina da forma mais inimaginável possível. O documentário “11/9” é um registro único daquele dia, por mais que praticamente todas as câmeras do mundo se voltassem para os acontecimentos daquela manhã, foram os registros de Jules e Gedeon Naudet que mostraram de forma visceral os ataques terroristas às Torres Gêmeas.

O documentário registra imagens fortes. Jules acompanha a equipe de bombeiros que organiza os resgates na torre onde o avião havia se chocado e registra o som ensurdecedor produzido pelo desmoronamento do enorme prédio. Ao fugir daquele ambiente claustrofóbico, Jules sai às ruas de Nova York e encontra um cenário desolador: uma espessa nuvem de poeira pairava sobre uma cidade ferida e arrasada.

O que inicialmente deveria ser um documentário sobre o rito de passagem de um jovem para adulto, acabou tornando-se um dos registros históricos de grande impacto. “11/9” é a resposta dada por Jules & Gedeon Naudet quando perguntados sobre o que estariam fazendo na manhã de 11 de setembro de 2001 e uma homenagem aos homens que deram suas vidas naquele dia fatídico.


Comentários