NOTÍCIA: ARTE

TERIA LEONARDO DA VINCI FEITO SEU PRÓPRIO RETRATO NA "ÚLTIMA CEIA"?

Durante séculos os críticos de arte especularam que o mestre do Renascimento, Leonardo da Vinci (1452-1519), pudesse ter incluído o seu retrato em algumas de suas obras, mas nunca foram encontrados indícios que comprovassem essa suspeita. No entanto, o escritor canadense Ross King, autor de livros sobre temas históricos, defende em sua última obra, “Leonardo and The Last Supper” (Leonardo e a última Ceia, em uma tradução livre), a teoria de que da Vinci teria feito até dois autorretratos em a Última Ceia (1495-1497). O afresco está no convento de Santa Maria delle Grazie, em Milão, na Itália.

“A Última Ceia é a única obra em que ninguém tentou identificar um retrato de Leonardo”, disse o escritor ao jornal britânico “The Independent”.

Para King, da Vinci teria se autorretratado na figura dos apóstolos Tomé, que duvidava de tudo, e Tiago Menor, é o segundo a esquerda. O escritor fundamenta sua teoria na semelhança entre os dois apóstolos e também na descrição do rosto do pintor feita por seu amigo e poeta Gasparo Visconti, em um desconhecido poema de 1490. Mas o que teria levado o mestre a se incluir nesta obra?


“Se Leonardo tivesse de escolher um personagem, seria certamente Tomé, já que o apóstolo que duvida de tudo”, disse King.

Da Vinci não seria o primeiro entre os seus colegas a se incluir em suas próprias obras. Michelangelo transformou-se num dos condenados da Capela Sistina; Rafael está no seu afresco “A Escola de Atenas”; Andrea Mantegna surge timidamente em “A Apresentação no Templo”; e Diego Velázquez não resistiu em aparecer em “As Meninas”.

FONTE: seuhistory.com/noticias

Comentários