Tempos de Paz

DAN STULBACH E TONY RAMOS DÃO VIDA A PERSONAGENS MARCADOS PELOS TEMPOS DIFÍCEIS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E DO ESTADO NOVO DE VARGAS
 


Baseado na peça Novas Diretrizes em Tempos de Paz, de Bosco Brasil, também responsável pelo roteiro do filme, Tempos de Paz, foi filmado em dez dias com um orçamento de 1,5 milhão de reais com direção de Daniel Filho (Se Eu Fosse Você).

O filme concentra-se na história de Clawsenvitz, imigrante que vem da Europa fugindo dos horrores da Segunda Guerra Mundial. O polonês chega ao Brasil em 18 de abril de 1945. A guerra estava chegando ao fim e no Brasil novas diretrizes estavam entrando em vigor como a libertação de presos políticos do governo de Getúlio Vargas.

Clawsenvitz espera viver uma nova vida no Brasil, mas antes de começar a realizar seus sonhos que tanto cultivou enquanto estava na Europa, terá que convencer Segismundo, chefe da Imigração da Alfândega no Rio de Janeiro, o porquê de ficar no país. Segismundo é um funcionário do governo que se encontrava pressionado e até mesmo frustrado com os novos rumos que o país estava seguindo agora com o fim da guerra.





Falando um português fluente, Clawsenvitz chama a atenção dos agentes da imigração e então é levado aos porões do cais onde Segismundo passa a interrogá-lo. O chefe da imigração começa a desconfiar das histórias contadas por Clawsenvitz e ameaça não fornecer o salvo conduto que garantiria a permanência do polonês no Brasil.

Trava-se então uma batalha entre os dois personagens a ponto que Segismundo diz que dará o salvo conduto se Clawsenvitz fazê-lo chorar. Chega-se ao clímax do filme.




Tempos de Paz ganha todo seu mérito pelo texto poderoso e pelas soberbas atuações de Dan Stulbach, que faz o imigrante polonês Clawsenvitz, e Tony Ramos que dá vida ao chefe da imigração. Tanto Dan quanto Tony participaram das apresentações teatrais e logo estavam bastante a vontade no filme. O enredo concentra-se no diálogo travado entre Clawsenvitz e Segismundo que compartilham suas vidas, mesmo que de forma desesperada ou assustadora. Destaco as cenas em que Tony Ramos revela seu passado e o que fazia quando era membro da polícia política do governo Vargas e a apresentação de Dan Stulbach que arranca lágrimas no principal momento do filme.

Não espere assistir mais um filme de Daniel Filho onde a “maneira televisiva de fazer cinema” dá o tom à obra. Tempos de Paz é um ótimo filme nacional porque carrega diálogos emocionantes e interpretações inesquecíveis onde o cinema acaba conversando com o teatro da melhor forma possível. Daniel Filho torna o seu filme uma homenagem aos imigrantes que fugiram da guerra e encontraram no Brasil uma terra próspera.



título original: Tempos de Paz
gênero: Drama
duração: 1 hr 20 min
ano de lançamento: 2009
estúdio: Lereby Produções
distribuidora: Downtown Filmes
direção: Daniel Filho
roteiro: Bosco Brasil
produção: Daniel Filho










      

Comentários