NOTÍCIA: PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

SITE REÚNE UM VASTO ACERVO SOBRE A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

 
Em 2011, o projeto Europeana, arquivo digital multilíngue que reúne vasto material sobre o patrimônio cultural e científico produzido na Europa, começou a montar um grande acervo sobre a Primeira Guerra Mundial. Depois de disponibilizar fotos e registtros escritos, o portal acaba de lançar um site no qual é possível acessar 650 horas de filmagens realizadas durante e depois do conflito.

O European Film Gateway 1914 (http://project.efg1914.eu/) é resultado de um projeto de dois anos, que digitalizou documentários, curtas-metragens e filmes de ficção resgatados de 40 cinematecas e arquivos de vários países. Os especialistas no tema acreditam que até agora 80% do material cinematográfico produzido foi perdido por problemas de conservação. O restante sobreviveu até agora em formato analógico, o que torna difícil o acesso em filmes.

Segundo Jill Cousins, diretor do Europeana, a digitalização ajuda a preservar o que se salvou e será uma fonte preciosa para historiadores, escolas, cineastas e pesquisadores, especialmente em 2014, ano do centenário do início da Primeira Guerra Mundial.

FONTE: Revista História Viva.

Comentários