Sombras de Goya


Francisco de Goya (1746-1828) foi testemunha ocular da história. Conviveu com a rigidez da inquisição espanhola e presenciou os horrores da invasão napoleônica. Além de testemunhar, registrou em suas obras o terror da guerra provocada por Napoleão em "El Segundo de Mayo 1808" e "El Tercero de Mayo 1808". Com um personagem histórico rico em sua trajetória de vida e reconhecido no mundo inteiro por suas obras, Milos Forman cria um enredo fictício tão rico em detalhes e em contextualização histórica que faz parecer que tudo que vemos aconteceu de verdade. Sombras de Goya não se trata de um filme sobre Francisco de Goya, mas sim sobre momentos conturbados da história espanhola.


O filme aborda dois momentos distintos: entre 1792 e 1809, durante a Inquisição Espanhola e as Invasões Napoleônicas. No primeiro ato do filme, a inquisição endurece suas práticas e aumenta a pressão em cima dos considerados “infiéis”, muito em virtude da forma como os membros do clero eram retratados em panfletos atribuídos a Goya (Stellan Skarsgård). Irmão Lorenzo (Javier Bardem) torna-se responsável por liderar esta nova fase da inquisição e sabe que será difícil por as mãos em Goya, pois este é o “Primeiro Pintor da Câmara do Rei” durante o reinado do rei Carlos IV. Além disso, neste momento, Goya pintava um retrato de Irmão Lorenzo encomendado pelo próprio clérigo. Aqui se destacam dois pontos interessantes, a partir de 1785, Francisco de Goya recebeu de fato várias encomendas da aristocracia e diferentemente do que mostra o filme, em 1821, a inquisição processou Goya por considerar alguma de suas obras obscenas.

Ao visitar o ateliê de Goya para servir de modelo ao seu retrato, Irmão Lorenzo fica fascinado por uma das modelos do pintor, tratava-se da jovem Inês Bilbatua (Natalie Portman), filha de um abastado amigo de Goya. Irmão Lorenzo logo tratará de fazer Inês cair nos calabouços da inquisição onde servirá aos seus caprichos. Inês foi condenada por praticar antigos rituais judaicos simplesmente por não ter comido carne de porco. Torturada, “confessou” a heresia. O pai de Inês desesperado por ter sua filha de volta, convida Irmão Lorenzo a um jantar e faz o membro do clero passar pela mesma tortura que Inês passou para mostrar que sobre tortura qualquer um pode revelar “a verdade”. Esta é uma das cenas mais significativas do filme. No entanto, apesar de ter oferecido uma enorme quantia de dinheiro a igreja – e recebida de bom grado pelos padres – nada acontece e Inês permanece nas prisões da inquisição por 15 anos.

Neste primeiro momento são abordadas características interessantes a respeito da Inquisição Espanhola. Sabemos hoje através dos últimos estudos que a inquisição remonta ao tempo da Reconquista e foi uma importante arma para a “limpeza de sangue” contra aos mulçumanos e judeus convertidos que ainda praticavam antigos rituais de suas religiões. A própria maneira como a Inquisição Espanhola era vista, como a mais cruel e violenta, tem mudado, pois se sabe que ela teve sua imagem distorcida por protestantes. No entanto, Sombras de Goya ainda valida a imagem de uma inquisição cruel, desmedida e violenta, visão esta que está sendo mudada por diversos historiadores.

Em Sombras de Goya, Milos Formam para mostrar uma nova realidade atravessada pela Espanha, utiliza a Revolução Francesa como marco. É o último momento da primeira metade do filme. Após saber de que o Rei Luís XVI foi decapitado na França, passam-se 15 anos e a Espanha agora é governada por reis estrangeiros.

Napoleão avança com seus exércitos pela Europa, em 1807 as tropas francesas entram na Espanha sob o comando do general Jean-Andoche Junot que invade Portugal em 1808 fazendo a família real portuguesa fugir para o Brasil. Sob o pretexto de enviar mais tropas para auxiliar as que já se encontravam em Portugal, Napoleão ocupa várias cidades espanholas e logo após nomeia seu irmão, José Bonaparte, como rei da Espanha.

A presença napoleônica traz diversas mudanças para a Espanha. O filme mostra que a inquisição foi abolida, sendo os membros do clero julgados e condenados a morte e os presos liberados. É neste momento que Inês volta a ver as ruas espanholas, após 15 anos. Ela está desfigurada e mentalmente perturbada. A Espanha não é mais a mesma, sua família foi executada e Goya, agora surdo, é o único capaz de protegê-la.

Convém agora dizer que antes do final da primeira metade do filme, Irmão Lorenzo foge da Espanha para escapar de seus crimes praticados na época da inquisição. Foge para a França e lá se torna membro dos revolucionários. 15 anos depois retorna à Espanha e sob os ideais iluministas condena seus antigos colegas do clero a morte pelo desrespeito aos direitos do homem e do cidadão. Milos Forman constrói ironias utilizando os contextos históricos espanhóis. Num primeiro momento, Irmão Lorenzo mostra-se o mais ferrenho membro da inquisição, criticando duramente os ideais iluministas e praticamente condenando Voltaire ao inferno em suas palavras. No entanto após 15 anos no qual esteve na França, Lorenzo, não mais irmão Lorenzo, retorna a Espanha, casado e completamente mudado. Seu pensamento agora tomado pelas leituras de Voltaire e Rousseau condena toma forma de supervalorização de Deus em detrimento ao homem. Sua atitude teocêntrica deu lugar ao antropocentrismo.

Vemos o caráter oportunista de Lorenzo e sua situação parece conturbada ao saber que Inês havia sido liberada da prisão e que estava procurando pelo filho que teve enquanto ainda estava presa. Filho este que era também de Lorenzo. Goya descobre que este filho na verdade tratava-se de uma menina e que agora já adolescente trabalhava como prostituta. Lorenzo faz de tudo para se ver livre desta filha dando ordens até de deportá-la para a América.

Em meio a tudo isso se soma o horror provocado pelo exército de Napoleão na Espanha que fuzilava todos que fizessem oposição a sua presença. Goya registra anos depois este terror em suas obras.

Quando o exército de Napoleão é expulso da Espanha, a inquisição retorna agora sob o reinado de Fernando VII. Lorenzo tenta escapar, mas é capturado e condenado por heresia.

Milos Forman constrói um enredo fictício em cima de fatos históricos sem esquecê-los e dando-lhes a merecida importância. O contexto conturbado da Espanha naquele momento não é apenas um plano de fundo da história, faz parte indispensável dela. Com excelentes qualidades técnicas e com soberbas atuações, Sombras de Goya nos oferece um ponto de partida para a discussão histórica da Península Ibérica.

El Tercero de Mayo 1808

título original:Goya's Ghosts
gênero:Drama
duração:1 hr 53 min
ano de lançamento: 2006
estúdio: Antena 3 Television / Kanzaman S.A. / The Saul Zaentz Company / Xuxa Producciones
distribuidora: The Samuel Goldwyn Company / Downtown Filmes
direção: Milos Forman
roteiro: Milos Forman e Jean-Claude Carrière
produção: Saul Zaentz
música: José Nieto e Varhan Orchestrovich Bauer
fotografia: Javier Aguirresarobe
direção de arte: Eduardo Hidalgo e Ana Viana

Comentários

Postar um comentário