Hua Mulan


A lenda de Mulan já havia sido apresentada ao público ocidental através da produção dos estúdios Disney em 1998. Nesse filme conhecemos a história da garota que desafiou as tradições chinesas e alistou-se no exército assumindo responsabilidades inteiramente masculinas.

Com diversas liberdades artísticas, a animação Mulan passava-se em 450 d.C., quando o vilão Shan-Yu, líder dos hunos, invade a China Imperial, revoltado com a construção da Grande Muralha. O imperador então convoca os homens a entrarem no exército e a combater o inimigo. Mas o pai de Mulan está velho e doente, dessa maneira a jovem chinesa toma a armadura do pai e entra no exército disfarçada de homem.


Em 2009, uma nova adaptação da lenda de Mulan ganhou às telas do cinema. Agora produzida pelos próprios chineses, Hua Mulan é um filme em live-action que aborda mais os dramas de guerra e o papel de Mulan não explorando tanto os fatos históricos ou batalhas épicas.

O que se sabe sobre Mulan vem de um poema épico chamado A Balada de Mulan obra que foi composta no século VI durante a dinastia Tang, no entando hoje o conto de Mulan está preservado em uma antologia lírica do século XII. Os historiadores ainda divergem sobre a existência real de Mulan e da veracidade histórica da balada. Em algumas versões, a história de Mulan teria acontecido durante a dinastia dos Wei do Norte (386-534), em outras versões, Mulan teria sido concubina do Imperador Sui Yangdi que reinou entre 604 e 617.

A narrativa da Balada de Mulan exalta a essência da coragem, lealdade e do perdão, pois Mulan desafia o pai - e uma sociedade tradicional - parte para a batalha e retorna anos depois ao seu lar sendo aceita novamente.

O filme dirigido por Jingle Ma e Wei Dong além de abordar os pontos já conhecidos da história de Mulan, centra-se em explorar as aflições e o horror das batalhas que Mulan enfrenta. Sua trajetória pelo exército chinês é contada através do laço de irmandade que existia entre os soldados. Após vencer diversas batalhas, Mulan chega ao posto de general e terá que descobrir dentro de si a força necessária para se tornar uma grande guerreira disposta a fazer qualquer sacrifício com o objetivo de trazer a paz a China.

Mulan é vivida pela atriz Wei Zhao que interpreta uma personagem disposta a poupar o pai de uma morte certa na guerra, em assumir a responsabilidade de defender seu povo e abrir mão de seus desejos para garantir a paz. Mesmo assumindo as funções de uma homem, Mulan não perde a sua sensibilidade feminina.

Como destaquei acima, o filme não se caracteriza em explorar fatos históricos – levando em consideração que nem os próprios historiadores chegaram a alguma conclusão de quando a história teria ocorrido e se de fato ocorreu – no entanto Hua Mulan nos oferece uma visão da China Antiga além analisar os conflitos psicológicos em uma batalha.

Ao inverter a posição da mulher, a história de Mulan nos oferece a oportunidade de debatermos a função feminina na sociedade chinesa antiga e atual, além de relacioná-la a outras sociedades. O ensino de História tem procurado valorizar o estudo das antigas sociedades orientais como a chinesa e a japonesa. Tais estudos devem ir além de uma análise de sociedades "exóticas", pois o estudo da história da China possiblita ampliar o ensino de História Geral.


Título Original: Hua Mulan
Gênero: Aventura, Drama, Romance
Direção: Jingle Ma, Wei Dong
Roteiro: Jin Ting Zhang
País de Origem: China
Estreia Mundial: 2009
Duração: 110 minutos

Comentários