Pocahontas


Um dos maiores clássicos Disney e a primeira animação do estúdio a abordar fatos históricos, apesar de baseado nas histórias e mitos sobre a vida de Pocahontas. Ainda que seja uma versão romanceada e no estilo de histórias “Disney”, Pocahontas tem o mérito de ir além das histórias ficcionais que serviam de base para os filmes produzidos pelo estúdio e se propôs a abordar o primeiro contato entre europeus e nativos norte-americanos. Pocahontas é uma belíssima animação que possibilita um debate sobre a colonização do Novo Mundo.

Muito mais do que conhecer a história do filme, é importante também conhecer as circunstâncias que levaram a produção de Pocahontas. O filme foi pensado para ser um grande épico musical, já que Mike Gabriel, diretor do filme, pensara em produzir uma versão de “Romeu e Julieta” e viu na história de Pocahontas e John Smith terreno fértil para o desenvolvimento de uma grande história.


Primeiramente, o filme teria o apelo de personagens cômicos – como animais falantes - no entanto, o sucesso de A Bela e Fera (1991), que atraiu além do público infantil o público adulto, determinou o tom mais sério do filme. Pocahontas deixava de lado a comédia e se concentrava em narrar de maneira mais madura sua história. Naquele momento da produção, Pocahontas era um dos trabalhos mais promissores dos Estúdios Disney, tanto que muitos artistas escolheram trabalhar nesse projeto e deixaram de lado uma produção menor que estava sendo feita naquele momento: O Rei Leão.

A história do filme não se prende em narrar os fatos históricos da vida de Pocahontas, como afirma o produtor James Pentecost: “Se os próprios historiadores não conseguem concordar, nós sentimos que tínhamos uma certa licença do que é conhecido do folclore para criar a história”. De fato, o filme se baseia mais nos mitos sobre Pocahontas do que na sua história real. Seu nome verdadeiro era Matoaka - Pocahontas era apenas seu apelido na infânica - e nasceu em 1595, filha do chefe indígena Powhatan. Basicamente o que se conhece sobre Pocahontas vem de fontes orais. Diferentemente do que ocorre na produção Disney, Pocahontas conheceu Smith quando tinha apenas 12 anos de idade. Sabe-se que Pocahontas foi realmente importante em manter a paz entre seu povo e os colonos de Jamestown. No entanto ela casou-se com o soldado inglês John Rolfe e morreu de varíola aos 22 anos durante jornada da Inglaterra de volta à sua terra natal.

Apesar do desapego aos fatos históricos, os produtores de Pocahontas tiveram bastante preocupação em retratar de forma séria o primeiro contato entre europeus e nativos americanos.

Para a produção do filme, foi realizada uma extensa pesquisa histórica que reuniu diversos especialistas técnicos, historiadores e nativos norte-americanos a fim de representar de forma genuína os valores, o modo de vida, os figurinos, a língua e os costumes dos indígenas. Os produtores viajaram a Jamestown, local onde foi fundada a colônia inglesa e onde viviam os índios Powhatan. Os cenários dos filmes foram feitos a partir dessas viagens.

O contato entre dois mundos bastante diversos é o mote do filme. Pocahontas e John Smith são os personagens perfeitos, no contexto perfeito, para se criar uma história de amor que venceria todos os obstáculos. É importante notar como durante a história é explorado o contexto das colonizações do Novo Mundo. Dentro da linguagem proposta, o explorador Ratcliffe encarna o símbolo da busca pelos metais preciosos; os temas musicais, como “Virginia Company”, invoca o imaginário sobre o contexto das Grandes Navegações e a canção “Steady to the Beating Drum” introduz ao modo de vida indígena; a Vovó Willow, que na história é uma árvore falante, remete a religiosidade indígena e sua relação com a natureza.

Convém lembrar que em 2005, Terrence Malick dirigiu uma versão cinematográfica sobre a história de Pocahontas - O Novo Mundo -  dessa vez abordando de forma contemplativa os fatos históricos, o filme mostra a chegada dos ingleses em abril de 1607, a relação entre os nativos e os colonizadores e o “triângulo amoroso” vivido por Pocahontas (Q'Orianka Kilcher), John Smith (Colin Farrell) e John Rolfe (Christian Bale).

Pocahontas oferece a oportunidade de se discutir em sala de aula o estranhamento provocado pelo primeiro contato entre os povos pré-colombianos e os europeus, perceber que de forma ocorreram esses primeiros contatos em todo continente procurando abordar a particularidade e as semelhanças dos projetos colonizadores para o Novo Mundo e o papel do indígena nessa nova realidade.

título original:Pocahontas
gênero:Animação
duração:1 hr 21 min
ano de lançamento: 1995
estúdio: Walt Disney Pictures
distribuidora: Buena Vista Pictures
direção: Mike Gabriel, Eric Goldberg
roteiro: Carl Binder, Susannah Grant e Philip LaZebnik, baseado em história de Glen Keane, Joe Grant, Ralph Zondag, Ed Gombert, Burny Mattinson, Kaan Kalyon, Rob Gibbs, Francis Glebas, Todd Kurosawa, Duncan Marjoribanks, Chris Buck e Bruce Morris
produção: James Pentecost
música: Alan Menken

Comentários