Encontrarás Dragões


Dirigido por Roland Joffé (A Missão), Encontrarás Dragões conta a história do jornalista Robert Torres (Dougray Scott) que está tentando entrar em contato com seu pai, Manolo (Wes Bentley), que participou da Guerra Civil Espanhola. O jornalista que procura recolher material para escrever o seu novo livro sobre Josemaría Escrivá de Balaguer (Charlie Cox) descobre em suas investigações que seu pai era amigo de infância do religioso. Enquanto Josemaría seguiu sua vocação religiosa, Manolo tornou-se soldado.

Ao focar os primeiros anos vocacionais da trajetória de Josemaría Escrivá, Encontrarás Dragões mostra uma representação da Espanha da década de 30. Mostrando o contexto da proclamação da segunda república espanhola e da subsequente Guerra Civil, período onde o clero católico sofre uma dura perseguição.


O filme funciona mais como uma propaganda de Josemaría Escrivá, um santo contemporâneo e fundador da Opus Dei, uma instituição da Igreja Católica que ensina que as atividades cotidianas são caminhos para a santidade. Escrivá, que faleceu em 1975, foi canonizado por João Paulo II em 2002. Convém lembrar que esse filme é muito conveniente a Opus Dei que havia sido retratada de forma negativa no filme O Código Da Vinci.

Quanto ao contexto histórico, a Espanha vivia uma grande depressão que provocava instabilidade política e econômica gerando forte insatisfação popular e como consequência desse cenário, em 1931, ocorre a queda da monarquia e a proclamação da segunda república.

O novo governo põe em prática uma reforma agrária e militar provocando forte oposição entre os grupos da elite e das camadas médias espanholas que unidas deram origem a Falange, partido de caráter fascista. Socialistas, anarquistas, comunistas e republicanos formaram a Frente Popular que venceu as eleições em 1936.

Uma parte do exército, liderada pelo general Francisco Franco, e membros da Falange reagiram pegando em armas dando início a uma guerra civil que durou de 1936 a 1939.

Nessa guerra, enquanto a Frente Popular recebia apoio da União Soviética, as forças de Franco eram ajudadas pela Alemanha e pela Itália. Durante o conflito, Hitler e Mussolini experimentaram suas novas armas e métodos de combate. O bombardeio da pequena cidade de Guernica foi um exemplo dessas experiências. Hitler ordenou que sua força aérea atacasse a cidade.

O pintor espanhol Pablo Picasso retratou a crueldade e o horror desse ataque na obra Guernica.

A Guerra Civil Espanhola vitimou aproximadamente 750 mil pessoas e ao final, com a vitória do general Franco, o regime de governo espanhol tornava-se uma ditadura.

Em Encontrarás Dragões é interessante ver a forma como a perseguição ao clero católico foi representada. O anticlericalismo na Espanha tem se mostrado um movimento violento desde o início do século XIX. Em 1931, o então primeiro-ministro Azaña via na proclamação da república o fim da Espanha católica. Durante a guerra civil, Azaña como presidente discursava que preferia ver todas as igrejas católicas da Espanha incendiadas a ver uma só cabeça republicana ferida.

A identificação da Igreja Católica na Espanha com a direita provocou o anticlericalismo da esquerda.

A perseguição anticatólica durante a guerra civil foi intensa. Segundo o historiador Hugh Tomas foram mortos 6891 religiosos católicos. Segundo alguns dados, por volta de 20.000 igrejas foram destruídas.

Apesar de não ter todo o brilhantismo de A Missão e de não se aprofundar em questões de caráter mais históricos, Encontrarás Dragões nos apresenta uma reconstituição da situação dos religiosos católicos na Espanha durante a guerra civil. Ao focar a trajetória do padre Josemaría Escrivá, o fundador da Opus Dei, Roland Joffé conta a história de um santo contemporâneo, mas numa visão enaltecedora e propagandística.

O titulo do filme reflete ao tema de explorar territórios desconhecidos. Encontrarás Dragões é uma abreviação de “aqui há dragões”, do latim hic sunt dracones, uma forma de mapas antigos denotarem lugares perigosos ou desconhecidos a serem explorados. O tema também reflete muito a relação de Robert com seu pai durante o filme.

Título original: There Be Dragons
Duração: 120 min
Diretor: Roland Joffé
Roteiro: Roland Joffé
Produtores: Guy J. Louthan, Ignacio G. Sancha, Ignacio Núñez, Roland Joffé
País: Estados Unidos
Ano: 2011

Comentários