As Torres Gêmeas


Os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, que vitimaram milhares de pessoas em solo americano, tornaram-se um marco na história recente. Sentimentos de solidariedade, ameaça, medo, solidão, vingança e revanchismo não tardaram a aparecer nas telas do cinema em filmes como Soldado Anônimo, Reine Sobre Mim e Guerra ao Terror por exemplo. E no que se refere aos atentados as torres gêmeas do World Trade Center o primeiro filme surge cinco anos após a tragédia pela batuta do diretor Oliver Stone em As Torres Gêmeas.

O filme não surpreende em ser baseado em fatos reais. Conta a história de dois policiais, John McLoughlin e Will Jimeno, que ficaram soterrados nos escombros de uma das torres e buscam no apoio mútuo a força para manterem-se vivos.


No entanto diferentemente dos outros trabalhos que consagraram Oliver Stone, como JFK – A Pergunta que Não Quer Calar e Nascido em 4 de Julho, As Torres Gêmeas não procura fazer qualquer questionamento político ou social que permeasse os atentados terroristas. Stone realiza um drama no sentido mais forçado da palavra.

Enquanto os dois policiais encontram-se soterrados, o filme concentra-se na família deles. Oliver Stone dá ênfase às reações imediatas de medo e aflição, explorando-as em tons exagerados. O sentimento de vingança e retaliação surge no caricato personagem do Sargento Karnes, um oficial que sai de sua cidade interiorana para ajudar as equipes de resgate em Nova York. O sargento Karner encarna um sentimento patriótico exacerbado até para o próprio Oliver Stone. O filme procura captar esses sentimentos que provavelmente foram compartilhados no mundo inteiro naquele fatídico dia. Sentimentos que após quase dez anos ainda permanecem latentes a cada ameaça de atentado terrorista nos EUA.

As Torres Gêmeas procura esboçar o drama de pessoas que se tornaram exceções, pois Oliver Stone nos conta a história de dois sobreviventes num mar de vítimas fatais. Ao realizar o filme, Stone recorre a formula hollywoodiana do “final feliz”, afinal de contas John McLoughlin e Will Jimeno, os protagonistas dessa história, são resgatados e voltam para as suas famílias enquanto outros milhares não tiveram a mesma sorte. O atentado as torres gêmeas perde sua dimensão maior ao ser reduzida a um drama familiar.

Oliver Stone dessa vez não provoca, só expõe. Provavelmente tenha percebido que cinco anos ainda é pouco tempo para aprofundar questões a respeito dessa tragédia ao povo norte-americano. O filme foi feito para eles, isso é evidente, dessa forma Stone não se arrisca em provocar tal público para garantir a aceitação de seu filme... mas não adiantou muito.

título original:World Trade Center
gênero:Drama
duração:2 hr 9 min
ano de lançamento: 2006
estúdio: Paramount Pictures / Intermedia Films / Double Feature Films
distribuidora: Paramount Pictures / UIP
direção: Oliver Stone
roteiro: Andrea Berloff, baseado em estória de John McLoughlin, Donna McLoughlin, William Jimeno e Allison Jimeno
produção: Moritz Borman, Debra Hill, Michael Shamberg, Stacey Sher e Oliver Stone
música: Craig Armstrong
fotografia: Seamus McGarvey

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Esse é o jeito Alexandre de ser! Insuperável em seus comentários cinematográficos!
    Parabéns meu amigo! Realmente o filme teria sido melhor se não fosse apenas o foco em um drama familiar!
    Só vou pedir uma coisinha: pegue leve ao comentar sobre meu curta metragem, ok? kkkkkkkk
    trilha de Armstrong? cantor de jazz, kkkkkkkkk...
    ...brincadeirinha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário