O Discurso do Rei


Cinebiografias são sempre complicadas. Para alguns estudiosos esse tipo de filme mitifica a vida daquele que é retratado, distorcendo ou omitindo fatos. O caso mais recente trata-se do filme O Discurso do Rei que conta a história da amizade entre o rei George VI (Colin Firth) e seu terapeuta Lionel Logue (Geoffrey Rush) num momento muito crucial para a Inglaterra: a Segunda Guerra Mundial. Alguns críticos apontam que o filme de Tom Hooper omite fatos que diz respeito a George VI, que este era simpatizante do nazismo ou até mesmo anti-semita.

Albert Frederick Arthur George tornou-se George VI quando seu irmão, Eduardo VIII, renunciou ao trono inglês para viver junto com a norte-americana Wallis Simpson. George VI então viu-se responsável por conduzir a Inglaterra contra a Alemanha de Hitler na Segunda Guerra Mundial. O filme de Tom Hooper concentra-se na dificuldade que o rei tinha para falar em público, pois era gago. Junto ao seu terapauta Lionel Logue, o rei procura superar seu problema afim de mantar a moral dos seus súditos através da oratória.


Rei George VI
No entanto, para alguns, o filme não mostra a relação da Casa de Windsor com a Alemanha nazista. O rei Eduardo VIII por alguns anos, junto com seu primeiro-ministro Nerville Chambellian, manteve contatos com a Alemanha, pois via nesta uma força contra o avanço do comunismo. A própria origem da Casa de Windsor é alemã. Até a Primeira Guerra Mundial o nome germânico Saxe-Coburgo-Gota era utilizado.

De fato o início do reinado de George VI foi marcado pela complacência em relação à Alemanha. O primeiro-ministro Nerville Chambellian fez concessões a Alemanha de Hitler quando este anexou a Tchecoslováquia. Documentos liberados pela Casa de Windsor em 2002, mostram que George VI apoiou a decisão de barrar judeus que fugiam da Alemanha antes do início da guerra de entrarem na Palestina que estava sob o dominío da Inglaterra. Esses documentos referem-se aos papéis oficiais de seu Ministro das Relações Exteriores, Lord Halifax. Dessa forma George VI teria contribuído de alguma forma para o massacre de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Mas após a invasão da Polônia, o Reino Unido junto com a França declaram guerra contra a Alemanha. Chambellian é subistituído então por Winston Churchill.

O diretor Tom Hooper defende-se dizendo que seu filme não aborda tais fatos, pois o que lhe interessava era contar a história de amizade entre o rei e seu terapeuta. Para aumentar a polêmica foi noticiado que um membro da Academia estaria enviando e-mails recheados com essas afirmações afim de mostrar aos demais votantes que O Discurso do Rei encobre fatos históricos. No entanto sabemos que o Oscar tem a tradição de premiar filmes biográficos. Será que fariam diferente com O Discurso do Rei?

título original:The King's Speech
gênero:Drama
duração:1 hr 58 min
ano de lançamento: 2010
estúdio: See Saw Films / FilmNation Entertainment / The Weinstein Company / UK Film Council / Momentum Pictures
distribuidora: Paris Filmes
direção: Tom Hooper
roteiro: David Seidler
produção: Iain Canning, Emile Sherman, Gareth Unwin, Simon Egan e Peter Heslop
música: Alexandre Desplat
fotografia: Danny Cohen

Comentários