A Lenda de Beowulf

A animação A Lenda de Beowulf, de Robert Zemeckis, possui alguns pontos muito interessantes para criar um debate dentro da sala de aula a respeito da mitologia e das relações entre os povos do norte da Europa. Essa discussão é muito proveitosa, pois foca o olhar do aluno para outros pontos que não são abordados pelos conteudos escolares que centralizam sua atenção ao mundo antigo greco-romano.

A Lenda de Beowulf é um primor na técnica de animação. Com a captura das imagens dos atores através do computador, o filme mostra os personagens com os rostos de atores conhecidos de Hollywood como Anthony Hopkins, John Malkovich e Angelina Jolie. Robert Zemeckis já havia utilizado essa técnica no filme Expresso Polar (2004) onde Tom Hanks interpreta vários personagens.


O filme baseia-se no épico poema Beowulf, escrito em língua anglo-saxã. A narrativa concentra-se em eventos ocorridos na Escandinávia, nas atuais Suécia e Dinamarca, onde Beowulf, heroi da tribo dos gautas (Götaland), enfrenta monstros, torna-se rei, mata um dragão graças a sua força excepcional força e coragem.

O único manuscrito referente ao poema de Beowulf data do século XI, porém acredita-se que tenha sido escrito antes. O poema é parte de um códice maior, o Cotton Vittelius A.XV, encontrado atualmente na Biblioteca Britânica, em Londres

O poema conta as aventuras de Beowulf, que ao ouvir o clamor do rei Hrothgar, dirige-se à Dinamarca, com um pequeno grupo de guerreiros para enfrentar Grendel, uma criatura monstruosa, devorador de homens. O monstro ataca o salão de festas sempre que ali há comemorações.

Beowulf derrota Grendel em um duelo utilizando apenas as mãos. No entanto, a mãe de Grendel, uma criatuta também monstruosa, resolve vingar a morte de seu filho com novas carnificinas. Beowulf enfrenta tal criatura em uma caverna onde vence utilizando uma espada poderosa criada para matar gigantes. Após essa aventura, Beowulf e seus guerreiros retornam a sua terra.

Nesse ponto do poema tem-se um grande salto temporal e encontramos Beowulf já idoso e rei de seu povo. Após 50 anos de reinado, o herói gauta tem que enfrentar um dragão que foi despertado por seu servo que havia roubado uma taça de seu tesouro ancestral. Beowulf, munido de uma espada e um escudo, e acompanhado pelo seu fiel guerreiro Wiglaf, enfrenta o dragão cuspidor de fogo dentro da sua caverna. Beowulf derrora o dragão, mas após uma batalha violenta, o herói morre vitimado pelas terríveis feridas.

O poema termina com o funeral de Beowulf, que é enterrado junto com seus tesouros num monte próximo ao mar, de onde os navegantes pudessem ver.

O poema de Beowulf, assim como a animação de Robert Zemeckis, valoriza as batalhas onde a honra, a coragem e a fortaleza eram valores muito importantes para a época. A história também mostra as relações de vassalagem entre o rei e seus guerreiros, estes que sempre são presenteados pelos seus serviços prestados. Outro ponto importante a ser discutido é a influência cristã na narratiava. Na época em que os fatos são narrados, os povos escandinavos ainda eram pagãos, mas o texto foi provavelmente escrito por escribas cristaõs. No filme vemos que Jesus é nomeado como o "novo deus romano". Beowulf não vence apenas por sua força sobrehumana, mas também devido sua força sobrenatural, aspecto típico das sociedades germânicas da época.

título original:Beowulf
gênero:Animação
duração:1 hr 53 min
ano de lançamento: 2007
direção: Robert Zemeckis
roteiro: Neil Gaiman e Roger Avary, baseado no poema épico "Beowulf", de autor desconhecido
produção: Steve Bing, Jack Rapke, Steve Starkey e Robert Zemeckis
música: Alan Silvestri
fotografia: Robert Presley

Comentários