Superman IV: Em Busca da Paz


Quando percebemos o filme como fonte histórica isso significa dizer que ele funciona com um reflexo da sociedade que o produziu, onde podemos analisar que o filme além de ser entretenimento é também uma fonte de conhecimento e discusão. O filme não precisa necessariamente abordar em seu conteúdo, de forma direta, a História para ser considerado "histórico", todo filme é histórico, pois é um elemento produzido pelo homem. Nesse sentido a analise do filme Superman IV: Em Busca da Paz nos mostra muito de uma época em que ele foi produzido e de que modo a sociedade reflete os acontecimentos de sua época.

O FILME
Superman IV: Em Busca da Paz foi lançado em 1987, nos anos finais da Guerra Fria, é destaca um assunto polêmico para a época: o desarmamento nuclear. A história do filme roteirizada por Lawrence Konner e Mark Rosenthal, teve colaboração do ator Christopher Reeve. "Para mim, é o filme mais pessoal de toda a série", disse Reeve. O ator procurou situar o super-herói no contexto da época: "o tema reflete diretamente aquilo que esperamos do Superman, o que ele deveria ser o que ele deveria fazer".


Segundo a sinopse, Superman procura fazer da Terra um planeta mais seguro para se viver, por isso apóia o programa de desarmamento nuclear. Enquanto isso Lex Luthor cria, a partir do material genético do próprio Superman, o Homem Nuclear com o único objetivo: destruir o Homem de Aço.

Esse quarto filme é o único que não foi produzido pela Warner Bros, mas pelo Cannon Group. Inc que produzia filmes de baixo orçamento na época.

GUERRA FRIA
De forma sucinta, este período situado entre 1947 e 1991 conhecido como Guerra Fria, possui como característica o antagonismo dos blocos capitalista, capitaneado pelos Estados Unidos, e socialista, liderado pela União Soviética. Este conflito além de marcado pela disputa político-econômica também é lembrado pela corrida armamentista e espacial - dois aspectos narrados no filme.

A corrida nuclear inicia-se em 1949 quando os soviéticos fazem o seu primeiro teste nuclear no deserto do Cazaquistão. Após este fato, tanto os EUA quando a URSS passam a investir pesadamente na indústria bélica. Essa corrida armamentista difundiu pelo mundo o pavor de uma guerra nuclear de efeitos catastróficos. De fato estivemos a beira de uma guerra nuclear em 1962 durante a crise dos mísseis envolvendo Cuba, Estados Unidos e a União Soviética.

Na corrida espacial também foram os soviéticos que deram o ponta pé inicial com o lançamento, em 1957, do Sputnik, o primeiro satélite artificial da Terra. Uma semana após o lançamento do Sputnik foi lançado o Sputnik 2 levando a cadela Laika, o primeiro ser vivo a ir ao espaço. Os Estados Unidos reage e em 1958 é criado a NASA. A partir de 1960 o objetivo dos projetos espaciais, tanto dos EUA quanto da URSS, é enviar o homem ao espaço. A União Soviética sai novamente a frente e envia Iuri Gagarin ao espaço, em 1961. Em 1962, Os Estados Unidos enviam John Gleen ao espaço. Apesar de todo o pioneirismo soviético, são os norte-americanos, os primeiros, a pisarem no solo lunar em 20 de julho de 1969.

SUPERMAN E A GUERRA FRIA
O filme Superman IV: Em Busca da Paz torna-se uma excelente ferramenta para se discutir a questão dos armamentos nucleares durante a Guerra Fria.

No filme podemos ver reproduzido a tensão e o medo provocado por ume guerra nuclear. Após o fracasso das negociações entre EUA e URSS a respeito do desarmamento nuclear, os personagens entram num clima apreensivo. Em uma sala de aula, uma professora sugere aos seus alunos que escrevam cartas aos congressistas falando sobre a questão nuclear. Um aluno deslocado sugere então escrever ao Superman pedindo pela sua ajuda. O Homem de Aço ao saber desse fato entra em reflexão questionando também até o seu papel em relação a humanidade. Desarmar ou não desarmar? A questão estava lançada. O filme nesse momento transmite a sensação, provavelmente compartilhada pelo próprio Christopher Reeve, da inquietude causada pela corrida nuclear. O poder nuclear é uma ameaça, idéia que o filme transmite. Não é a toa que os únicos interessados pela força nuclear são os bandidos da história e o vilão Lex Luthor, este que constrói um super vilão com o material genético do Superman combinado com material nuclear. Conclusão: no filme, a força nuclear é perigosa e deve ser expurgada do planeta e é isso que o Superman faz, recolhe todas as ogivas do mundo e as joga no sol - se o filme levasse em consideração as consequências dessa ação, o Superman jamais teria feito isso.

É importante destacar que em 1987, ano em que o filme foi lançado, EUA e URSS assinam o INF (Intermediate Ranger Nuclear Force), um acordo para eliminar os mísseis de médio alcance na Europa e na Ásia.

Superman luta contra o Homem Nuclear em diversas paisagens pelo mundo, talvez para mostrar que a ameaça nuclear era um perigo não apenas para as duas grandes potências na época, mas para o mundo inteiro. O filme provavelmente busca ser universal, mas dificilmente convence, pois Superman ainda continua sendo o guarda-costas dos EUA, o defensor da "verdade, justiça e do estilo de vida norte-americano". A cena em que Superman vislumbra a bandeira dos Estados Unidos na Lua é bem emblemática nesse ponto.

Superman IV: Em Busca da Paz é um filme histórico. Ele aborda o conteúdo histórico no contexto em que este é produzido e este elemento também tem que ser levado em consideração quando se analisa um filme com este. Superman IV torna-se uma visão do mundo e uma percepção da época em que ele foi produzido, pois é o resultado de um grupo de pessoas e também de uma consciência coletiva.

título original:Superman IV: The Quest of Peace
gênero:Aventura
duração:01 hs 30 min
ano de lançamento:1987
direção: Sidney J. Furie
roteiro:Lawrence Konner e Mark Rosenthal, baseado em estória de Christopher Reeve, Lawrence Konner e Mark Rosenthal
produção:Yoram Globus e Menahem Golan
música:Alexander Courage
fotografia:Ernest Day

Comentários

  1. Amei! Seu blog ficou muito bom! Vou me tornar membro e espero trocar muitas informações, valeu!

    ResponderExcluir

Postar um comentário