A Nova Onda do Imperador


Esta animação dos estúdios Disney dirigida por Mark Dindal trata-se de uma "comédia extravagante" que conta a história do egocêntrico imperador Kuzco que transformado em lhama por sua conselheira Yzma, esta que ambiciona governar o império, tenta voltar ao normal com a ajuda do camponês Pacha. O filme tem como contexto uma das grandes civilizações pré-colombianas, os Incas, que em seu momento áureo ocupou mais de 1 milhão de quilômetros quadrados englobando áreas que hoje pertencem ao Peru, Equador, Bolívia, Colômbia, Chile e Argentina.

No filme A Nova Onda do Imperador podemos destacar a figura do imperador Kuzco - que tem o seu nome inspirado na cidade de Cuzco, centro político, religioso e cultural do império Inca - um líder egocêntrico e mimado que deseja apenas satisfazer os seus interesses, no filme seu objetivo é construir um parque aquático chamado Kuscotopia no local onde vive Pacha. Kusco nos faz lembrar de líderes absolutistas que no consenso geral governam sozinhos sem a ajuda de nínguem.


No império Inca, que chegou a englobar cem povos distintos, estes estavam submetidos a um soberano, o Sapa Inca (único Inca) ou Intip Cori (filho do sol) que adorado como um verdadeiro deus exercia o poder com a ajuda de um conselho formado por seus parentes, estes que ocupavam os cargos mais altos da administração pública.

O império Inca tinha como base econômica a agricultura e dessa forma é vital a importância da maioria da população que era formada de lavradores. O personagem Pacha simboliza esse grupo social no filme. Ao casar, cada lavrador recebia dos curacas - líderes das etnias dominadas - um lote de terra onde podiam cultivar milho, batata doce, abacate, amendoim e batata. Os camponeses também criavam a alpaca - mamífero que fornecia lã para a fabricação de tecidos - e a lhama, utilizada como meio de transporte de cargas. Esses animais também eram utilizados como alimento.
O filme destaca também o relevo íngrime do império, enfatizando as montanhas e os palácios construídos em lugares elevados. Um dos complexos arquitetônicos mais conhecidos nesse sentido são as ruínas de Machu Pichu, no Peru. A função dessa cidade continua sendo um mistério para historiadores e arqueólogos. Construída a 2.500 metros acima do nível do mar, nos Andes Peruanos, Machu Pichu ocupa uma área de 13 quilômetros quadrados, onde alguns acreditam que o local tinha função religiosa, outros que ali funcionava uma universidade ou centros de estudos, ou observatórios astronômicos.

Esses pontos podem ser discutidos a partir do filme. Direcionado ao público infanto-juvenil, A Nova Onda do Imperador pode ser trabalhado com turmas de 7º ano.

Comentários