George Méliès


Neste post quero falar sobre um dos precursores do cinema, o francês George Méliès (1861-1938), este foi responsável pela superação do cinema no momento em que o futuro dessa nova arte estava ameaçada. Goerge Méliés também foi o realizador dos primeiros efeitos fotográficos usados no cinema e considerado o "pai dos efeitos especiais". Produziu diversos filmes entre eles os mais famosos Viagem à Lua (Le Voyage dans la Lune) de 1902 e O Reino das Fadas (Le Royaume des Fées) de 1903.


George Méliès nasceu no dia 8 de dezembro de 1861, numa famíla abastada e poderia prosseguir os passos do pai dirigindo a fábrica de sapatos da família, no entanto Méliès foi seduzido pela arte dos ilusuinistas. O interesse por essa arte o levou a assumir a direção do teatro Robert-Houdin, onde organizava sessões de lanterna mágica. Seu gosto pelo visual o levou a conhecer Antoine Lumière, dono de uma fábrica fotográfica, este que o levou para conhecer o novo invento de seus filhos: o cinematógrafo.

George Méliès lembra de um encontro que teve com Antoine Lumière: "Encontrei o senhor Lumiére na escadaria do teatro Robert-Houdin. Ele me disse: Méliès, você tem o hábito de assombrar o público com seus truques, venha hoje à noite ao Grande Café [...]. Verá algo que talvez vá surpreendê-lo". Era o dia 28 de dezembro de 1895, dia da primeira sessão de cinema promovida pelos irmãos Louis e Auguste Lumière. Méliès foi a tal sessão, assim que ela terminou foi ao encontro de Antoine Lumiére. Nas palavra de Méliès: "Eu fazia ofertas a Antoine Lumière para comprar seu aparelho para o meu teatro. Ele recusou. Cheguei a oferecer até 10 mil francos". No entanto Antoine Lumière não estava disposto a vender o aparelho e ainda desencorajava Méliès: "Essa invenção não está a venda e, por outro lado, caro amigo, você pode me agradecer por isso, pois ela seria a sua ruína. Ela pose ser explorada durante algum tempo como curiosidade científica, mas, fora disso, não tem nenhum futuro em termos comerciais" - esta era a opinião sincera do senhor Lumière. Felizmente Méliès não se deu por vencido e fabricou o seu próprio aparelho. George Méliès proporcionou a superação do cinema ao realizar os seus filmes.

O primeiro filme de George Méliès foi Uma Partida de Cartas (Une partie de cartes) de 1896, onde George e alguns amigos jogam cartas como fazem na vida real, por isso procuram não olhar para a câmera. Méliès não parou de filmar, explorou a magia, a fantasia e inventou procedimentos técnicos para apoiar sua inspiração.

Descobriu uma meio que permitia a multiplicação de um personagem sobre a mesma imagem; o surgimento ou o desaparecimento gradual de uma imagem e a transição progressiva de uma imagem a outra, recursos ainda usados atualmente.

Um de seus filmes mais famosos é Viagem à Lua (Le Voyage dans la Lune) onde utilizou efeitos especiais inovadores para a época. Se com os irmãos Lumières o cinema tornou-se uma revolução tecnológica, com Georges Méliès o cinema tornou-se uma arte.


FONTE: DUFRESNE, Claude. A Magia da imagem em movimento. Revista História Viva, nº 15. p. 72-80. Janeiro de 2005.

Comentários