2012


Roland Emmerich depois do horroso 10.000 A.C. volta a fazer aquilo que ele mais sabe: destruir o mundo. A final de contas é dele os grandes sucessos Independence Day e O Dia Depois de Amanhã, filmes que possuem um forte teor apocalíptico. Em 2012 essa característica é mais explícita. Baseando-se na teoria do calendário Maia em que o mundo encontrará seu fim no dia 21 de dezembro de 2012, Emmerich enche a tela com efeitos especiais, situações duvidosas, personagens clichês e carrega na tensão proporcionada pela data de validade do nosso planeta. Na verdade o filme reflete um imaginário de questionamentos que tem ganhado força nos últimos anos: estariam os maias certos? o mundo vai acabar em 2012?

A mais recente teoria escatológica diz que o mundo terminará em 2012. E os que afirmam isso tem como argumento os estudos realizados no calendário maia que, segundo este, o planeta Terra encontraria seu fim no dia 21 de dezembro de 2012. No entanto essa não seria a primeira vez que o nosso planeta estaria ameaçado de extinção. Ao longo da história diversas datas já foram utilizadas como a data final da humanidade. Em 44 depois de Cristo já se começava a anunciar que o mundo iria acabar; na passagem do ano 999 para 1000acreditava-se que chegaria o Anticristo e o mundo acabaria - de 1999 para 2000 também se esperava que o mundo fosse acabar, na verdade de 1000 em 1000 anos sem
pre se espera que ele acabe segundo o milenarismo. E agora 2012 seria o ano limite, mas se não for, outras datas já constam na agenda do Juízo Final: 2016 e 2034.

Não irei aqui entrar no debate - e nos detalhes - de todas as teorias que levariam fim ao mundo, mas em uma simples pesquisa na internet você poderá encontrar uma grande quantidade delas. No entanto destaco aqui a polêmica em torno do calendário maia, segundo o site O Que é 2012?:

Segundo a cosmologia Maia, o Planeta Terra possui 5 grandes ciclos ou eras, cada um com cerca de 5.125 anos. Para eles, 4 já passaram. "Os 4 ciclos anteriores terminaram em destruição. A profecia maia do juízo final refere-se ao último dia do 5º ciclo, ou seja, 21 de dezembro de 2012." diz Steven Alten. O quinto e atual ciclo também terminará em destruição? O que irá desencadeá-la? A resposta pode estar em um raro fenômeno cósmico que os maias previram a mais de 2.000 anos. "A profecia maia para 2012 baseia-se em um alinhamento astronômico. Em dezembro de 2012, o sol do solstício vai se alinhar com o centro de nossa galáxia. É um raro alinhamento cósmico. Acontece uma vez a cada 26.000 anos" diz John Major Jenkins, autor do livro Maya Cosmogenese 2012.

Quanto a esse fenômeno cósmico o mesmo site informa as consequências:

Mas o que de fato acontecerá na fatídica data de 21 de dezembro de 2012? Para muitos será o dia da aniquilação da raça humana devido a uma inversão dos pólos da Terra. Como isso seria possível? Devido a distúrbios nos campos magnéticos do Sol que, gerando colossais tormentas solares, afetarão a polaridade de todo o nosso planeta. Resultado: o campo magnético terrestre se inverterá imediatamente, com conseqüências catastróficas para a humanidade. Violentos terremotos demolirão todos os edifícios, alimentando tsunamis colossais e atividade vulcânica intensa. Na verdade, a crosta terrestre deslizará, arremessando continentes a milhares de quilômetros de sua localização atual.

Mas os argumentos acima não são confirmados pelos cientistas da NASA e nem pelos estudiosos da religião maia segundo site História Viva:

Intérpretes do calendário maia sugerem que nessa data haverá um alinhamento celeste entre e o Sol e o centro da galáxia, fenômeno que terá consequências nefastas para o planeta. A tese, no entanto, foi categoricamente refutada pelos cientistas da Agência Espacial Americana (Nasa). Segundo os astrônomos, não há nada de extraordinário nesse alinhamento, que ocorre todo mês de dezembro, e o Sol e o centro galáctico nem sequer coincidirão exatamente em 2012.
Até para estudiosos de fenômenos extraterrestres a profecia maia sobre o fim do mundo não passa de um erro de análise. Para o peruano Ricardo González, os maias nunca se referiram à destruição do planeta. O que estaria indicado para o fatídico 21/12/12 seria o fim de um ciclo, iniciado em 3113 a.C. A boa notícia é que, segundo González, o suposto novo ciclo, a ser inaugurado em 22 de dezembro de 2012, promete ser mais positivo e trará mais esperança para a humanidade.

Convêm lembrar que o calendário maia baseava-se na calendário asteca e tais povos possuíam uma noção de tempo muito diferente daquela que temos hoje. Enquanto nós percebemos o tempo de forma linear - com início, meio e fim - respaldada pelas religiões cristã e judaica de que o tempo do homem nesse mundo é finito, os Maias e os Astecas percebiam o tempo como algo contínuo, ou seja, o tempo era formado por ciclos, o fim de uma era não significava o fim do mundo como concebemos hoje, mas representava o fim de um ciclo e o início de outro.

Mas esses não são os únicos argumentos e contra-argumentos a respeito de 2012 - e perceba que não coloquei as previsões da Nostradamus nessa discusão - para dar conta disso teria que fazer outro blog só para discutir o assunto. No entanto o que nos resta é tomar cuidado com as teorias escatológicas que vem sendo vinculadas em diversas mídias e não entrarmos em estado de pânico desnecessário, porque geralmente o fim do mundo costuma acontecer apenas nas telas do cinema.

título original:2012
gênero:Aventura
duração:02 hs 38 min
ano de lançamento:2009
direção: Roland Emmerich
roteiro:Harald Kloser e Roland Emmerich
música:Harald Kloser e Thomas Wander
fotografia:Dean Semler

Comentários