OLYMPIA 98 ANOS. PARABÉNS!

No início do século XX, Belém era uma cidade onde o cinema já havia encontrado terra firme. Vários estabelecimentos já se organizavam como verdadeiras casas exibidoras deixando de lado um passado recente onde as exibições eram feitas de forma amadora em teatros alugados ou em barracas. Belém tinha na primeira década do século XX 12 cinemas funcionando e em 1912 foi inaugarada a primeira casa de "luxo" voltada para as exibições.

O cinema Olympia foi um empreendimento de Antônio Martins e Carlos Augusto Teixeira que eram proprietários do Grande Hotel e do Palace Theatre. O cinema Olympia estava estabelecido no perímetro que se chamava Largo da Pólvora e era o local mais frequentado pela elite belenense. O novo cinema vinha atender a uma necessidade da própria elite que não frequentava outros pontos exibidores da cidade.

E na noite de 24 de abril de 1912 era inaugurado o cinema Olympia, no entanto o assunto do dia, ou melhor, o assunto mais discutido naquela noite foi o naufrágio do Titanic, que havia ido a pique no dia 15 daquele mês e ano.

O que melhor pode descrever o que foi aquela noite é a notícia publicada no jornal a Folha do Norte do dia 25 de abril de 1912:
"Marcou um verdadeiro acontecimento nas rodas elegantes desta capital, entre o que a sociedade tem de mais fino, de chic e culto, a inauguração do Cinema Olympia, realizada ontem no luxuoso Edifício construído para esse fim à Praça da República, esquina da Rua Macapá.
Tudo o que Belém tem de belo, de encantador e de alegre, concorreu com a sua presença para o brilhantismo da serata, dando por alguns momentos à nova casa de diversões, um aspecto delicioso de raro prazer, que bem traduz a ansiedade qm que se achava a nossa população por um centro que pudesse experimentar a deliciosa sensação de viver que nos dá o contato com gente sadia e distinta que se diverte".
 Parabéns Olympia pelos 98 anos! Parabéns ao povo paraense que dá valor ao que tem.

FONTE: VERIANO, Pedro. Cinema no Tucupi. Secult/PA, 1999. p.17

Comentários