Hércules


Esse filme é uma ótima dica para os professores do 6º ano do ensino fundamental que querem trabalhar o conteúdo de mitologia grega com seus alunos. De uma forma bem humorada, Hércules consegue transmitir muitas caraterísticas das práticas religiosas do mundo grego para as crianças.

Como é de praxe, os filmes Disney que trabalham com personagens históricos conhecidos, como Mulan e
Pocahontas, tem suas histórias adaptadas ao universo infantil. Cabe ao professor explicar essas transições ao seu aluno e porque elas ocorrem. Hércules é uma excelente ferramenta visual para que o professor possa discutir sobre a relação dos mortais com os deuses do Olimpo e de que forma esses deuses se comportavam.

O filme é apresentado pelas Musas, entidades mitológicas que inspiravam os artistas. Sua função no enredo é narrar, através das músicas, os acontecimentos. E como era comum nos filmes 2D da Disney as músicas, hoje com a animação 3D isso já não acontece mais. Porém é interessante perceber como a musicalidade do filme tem uma relação muito importante com as musas mitológicas, pois estas representavam as artes: Erato, musa da poesia lírica; Euterpe, musa da música; Polímnia musa da música cerimonial e Terpsícore, musa da Dança são alguns exemplos. As musas, na introdução do filme, narram a origem do mundo segundo a mitologia grega: o embate de Zeus e os Titãs deve ser um ponto considerado.

Depois somos levados ao Monte Olimpo, a morada dos deuses. No filme, o Monte Olimpo é representado como um palácio feito por nuvens, onde na verdade os gregos pensavam que esse palácio era feito de cristal. Nesta parte do filme os deuses estão comemorando o nascimento de Hércules, que no filme é filho de um Zeus monogâmico com Hera. Desde já podemos perceber uma característica dos deuses gregos: estes não estavam livres de se comportarem diferentemente dos humanos; riam, bebiam, dormiam, se enraiveciam e se vinganvam. Somos também apresentados ao vilão do filme: o deus Hades – que no áudio original é dublado pelo ator James Wood, por isso qualquer semelhança não é mera coincidência – responsável por guardar o mundo subterrâneo e a alma dos mortos. De fato Hades era irmão de Zeus e segundo a mitologia era um deus quieto e impiedoso e não se metia nos assuntos terrenos, no entanto no filme o objetivo do deus dos mortos era usurpar o trono de Zeus e governar toda a Grécia – o velho maniqueísmo hollywoodiano. Também são retratados no filme outros deuses como Hermes, o deus mensageiro; Marte, o deus da guerra; Hera, deusa da família e do ciúme; Baco, deus do vinho – este que é facilmente identificado.

Quanto a Hércules é importante salientar o seu papel na mitologia grega. Ele era um herói, personagem que reunia virtudes e atributos para solucionar problemas de proporções épicas. No entanto o filme não ressalta essa condição, Hércules é apenas o filho de Zeus, raptado do Monte Olimpo e que quer retornar ao seu antigo lar e  tornar-se um deus. Esta trajetória do herói apresentada no filme diferenciasse em muito do mito original: Hércules não era filho de Zeus e Hera, mas filho de Zeus e Alcmena, esposa do rei de Tebas - que no filme é sua mãe adotiva. Hércules foi tirado de Alcmena e lavado para o monte Olimpo, pois Zeus queria que seu filho fosse imortal e deveria ser amamentado por Hera. O herói viajou por diversas cidades-estados da Grécia como a Beócia e Tebas, enfrentou monstros nos seus famosos Doze Trabalhos, casou-se com Dejanira, filha do rei da Etólia, mas ao se apaixonar por Iole, recebeu de sua esposa uma túnica envenenada que ao vesti–lá foi tomado pela dor e lançou-se numa fogueira. Morto, Hércules foi transformado em deus por seu pai Zeus e desposou Hebe, deusa da juventude.

Agora imagine essa história em um filme Disney para crianças. Deuses poligâmicos, ciúmes, vingança, traição, mortes. O mito foi readaptado, mas sua história não fica vazia. Primeiro porque cumpre com sua função: divertir. O enredo desenvolvido por Ron Clements, Don McEnery, Irene Mecchi, John Musker e Bob Shaw nos faz lembrar de outro filme, Aladdin que também apelava para as tiradas engraçadas, que neste caso ficavam a cargo do Gênio. Segundo, Hércules apresenta vários personagens mitológicos como ciclopes, sátiros, as Parcas e Cérbero que podem ser discutidos pelo professor. Na verdade devem, pois essa discussão mostra a complexidade dos personagens da mitologia grega, não ficando preso apenas ao debate de alguns deuses que são os únicos seres mitológicos lembrados nos livros didáticos.

Comentários

  1. Bons posts, parabéns.
    Visto que tu aprecies cinema, gostaria de indicar-lhe um blog que talvez te sirvas de inspiração.
    http://cinemaeafins.com/

    Abçs.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o site, obrigado pela indicação!

    ResponderExcluir

Postar um comentário